O empresário bilionário Elon Musk reiterou esta semana a sua posição de que a inteligência artificial acabará por eliminar a necessidade de os humanos trabalharem , dando a sua visão de como será o futuro à medida que a tecnologia continua a avançar rapidamente .

Durante sua aparição remota na conferência Viva Technology em Paris na quinta-feira, Musk foi questionado se ele estava preocupado em perder seu emprego para a IA e o que faria se isso acontecesse.

Musk ocupa vários cargos como CEO da Tesla e fundador da xAI, SpaceX e Neuralink, bem como proprietário da plataforma de mídia social X.

“Num cenário benigno, provavelmente nenhum de nós terá emprego”, respondeu Musk. “Haverá um rendimento elevado universal – e não um rendimento básico universal – um rendimento elevado universal. Não haverá escassez de bens ou serviços.”

O magnata da tecnologia disse que, na sua opinião, há 80% de probabilidade de que os avanços da IA ​​resultem numa situação em que os humanos não precisarão de emprego e terão tudo o que precisam. 

“A questão será realmente de significado, de como – se um computador pode fazer, e os robôs podem fazer tudo melhor do que você… sua vida tem sentido?” Musk disse. “Essa será realmente a questão nesse cenário benigno e, no cenário negativo, todas as apostas estão canceladas onde estaremos em apuros.”

Musk previu antes que a IA eventualmente se tornaria tão avançada que eliminaria a necessidade de trabalho humano.

“Acho que estamos vendo aqui a força mais perturbadora da história”, disse Musk sobre a IA durante uma reunião com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak,  na Cúpula de Segurança de IA inaugural, em Londres, no outono passado.

“É difícil dizer exatamente qual é esse momento, mas chegará um ponto em que nenhum emprego será necessário”, disse o bilionário da tecnologia. “Você pode ter um emprego se quiser – uma espécie de satisfação pessoal – mas a IA será capaz de fazer tudo.”

Elon Musk espera que a IA substitua todos os empregos humanos 5