As relações entre Espanha e Grã-Bretanha prosperarão à margem dos desacordos e dos futuros desafios, disse a rainha Elizabeth II, nesta quarta-feira, durante o brinde do banquete oferecido ao rei Felipe VI no Palácio de Buckingham.

No ato que encerra a primeira jornada da visita de Estado do rei da Espanha, em cujo discurso no Parlamento solicitou o diálogo para resolver a disputa por Gibraltar, a rainha disse: “é inevitável que haja assuntos sobre os quais não concordamos”.

Apesar disso, assegurou, as relações bilaterais “prosperarão” porque “nossos povos estão mais entrelaçados do que nunca”.

Felipe VI, por sua vez, lembrou que “milhares de britânicos se instalaram na Espanha e milhares de espanhóis o fizeram na Grã-Bretanha, e, deste modo, converteram nossos respectivos países em seus lares, criando vínculos afetivos muito profundos”.

A rainha estava usando um vestido branco bordado com pedras preciosas e a rainha Letizia da Espanha um vestido vermelho, ambas usando tiaras de joias, enquanto Felipe de Edimburgo e o rei da Espanha vestiam fraques pretos e camisas brancas.

No menu do banquete foi servido primeiro uma truta salmonada com erva-doce ao molho de vinho branco, seguido por um medalhão de novilho escocês com tutano e trufas ao molho madeira acompanhado por batatas fondant, abobrinhas verde e amarela, feijão verde, rabanetes refogados e salada de aipo.

De sobremesa serviram torta de chocolate e framboesas, além de uma seleção de frutas da época.

Tudo isto regado a vinho tinto espanhol Ribera del Duero, rosé inglês de Cornwall, branco francês de Bourgogne e vinho da Madeira para as sobremesas.