O autor e roteirista Elisio Lopes Jr. é o responsável pela direção artística do Festival “Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África”, com abertura nesta quarta-feira, 5, em Salvador, e que contou com a presença do presidente da França, Emmanuel Macron. O evento acontece até o dia 8 de novembro. É a primeira edição fora da África que se caracteriza pelo convite à co-construção de futuros comuns, para celebrar a força das juventudes, a energia dos territórios e o poder das narrativas compartilhadas.
Roteirista, dramaturgo e diretor artístico, Elisio Lopes Jr. é um profissional da escrita e da direção. Na Globo foi o primeiro autor negro a assinar uma novela. “Amor Perfeito”, de 2023, marcou a estreia no gênero como autor titular e atualmente ele escreve “A Nobreza do Amor”, próxima novela das 18h, da TV Globo, com estreia prevista para março de 2026, acompanhado dos parceiros Duca Rachid e Júlio Fischer. No elenco, a protagonista será Duda Santos e o vilão da história está a cargo de Lázaro Ramos. Ele também é um dos autores da série “Reencarne”, de terror sobrenatural, que estreou recentemente no Globoplay.
Além disso, Elisio assina com Igor Verde o roteiro do longa “Quando Casa Maria Helena?” em produção nos Estúdios Globo, que conta com Cacau Protásio no papel-título. Em comum em todos os projetos, o fortalecimento de narrativas pretas apresentada de forma humanizada, uma marca de sua histórias.
Essa foi a primeira vez que o chefe do Executivo francês esteve na Bahia. A visita faz parte das atividades do Ano Cultural Brasil–França 2025, anunciado por ele e pelo presidente Lula em 2023.
Ver esta publicação no Instagram