Rita Lee se foi na última terça-feira (8), aos 75 anos, deixando um legado para a música brasileira e muitas histórias de vida, contadas em seu livro ‘Rita Lee: Uma autobiografia’.

Na obra, lançada em 2016, a Rainha do Rock brasileiro falou sobre a amizade entre ela e Elis Regina, ícone da MPB, e revelou um fato marcante que mudou a sua vida.

A cantora descreveu Elis como responsável por ter conseguido deixar a prisão, em 1976, quando estava grávida de seu primeiro filho, Beto, e revela que a amizade entre as duas demorou a acontecer, já que elas estavam na era dos festivais e Elis não era fã de rock.

“Só pode ter sido manobra do meu Anjo da Guarda ter acontecido justamente no dia em que eu estava tendo um sangramento com cólicas insuportáveis (…) O perigo de aborto era real”, contou ela em sua biografia, ao relatar momentos de tensão após ser detida por suposto uso e porte de maconha. 

No livro, a cantora relembra que, naquele momento, uma carcereira se aproxima e diz: “‘Rita Lee, chegou um artista famosa aqui na portaria e tá junto com o filhinho rodando a baiana querendo te levar de qualquer jeito’ (…) Céus, quem seria essa santa porreta que me aparece exatamente na hora que eu mais preciso, Nossa Senhora das Roqueiras? Chego corcunda de dor na sala do delegado e quem vem me dar um abraço dos mais fofos que já recebi na vida? Elis, aquela que fazia cara feia para os roqueiros! Elis, a musa mor da MPB!”, escreveu Rita Lee em sua biografia.

Elis Regina chegou à delegacia com o filho João Marcelo e teria se valido de sua fama para exigir a liberação da roqueira.

“O delegadinho da vez, sem saber se pedia autógrafo ou enfiava a cara no apontador de lápis, fazia papel do falsinho atencioso, ora oferecendo cafezinho, ora perguntando sobre música. Elis ignorou o cara e disse em alto e bom som: ‘Se um médico não chegar em cinco minutos, você é que vai precisar de um cafezinho, porque eu vou convocar uma coletiva e denunciar o que está acontecendo aqui com minha amiga Rita Lee’”, conta Rita no livro.

Confira publicação no Instagram oficial de Rita Lee:

Elis Regina ajudou Rita Lee a sair da prisão quando roqueira estava grávida do primeiro filho
Rita Lee. Reprodução/Instagram.