O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, disse nesta terça-feira, 22, que os funcionários da empresa são celetistas e não podem ser demitidos sem custos, a não ser em casos de justa causa. “Fizemos um programa recente de aposentadoria voluntária, que teve adesão de 2.100 funcionários. E vamos oferecer um novo pacote de demissão voluntária no fim do ano”, afirmou. “Vamos continuar negociando com os sindicatos com sempre fizemos”, completou, sem se comprometer com qualquer processo de estabilidade para os empregados após a privatização da empresa.
Ferreira Junior comentou também que a divida líquida sobre Ebitda da empresa era de 9 vezes no ano passado, mas caiu para 4,5 vezes agora. “Com a venda de SPEs poderemos agora ter uma redução da dívida líquida, que hoje é de R$ 23 bilhões. Isso nos colocará com uma relação de dívida/Ebitda menor que 4 vezes”, estimou.
Ele enfatizou que o cronograma de venda de seis distribuidoras de Eletrobras e das SPEs continua, independentemente do processo de desestatização da empresa.