A Eletrobras informa que apresentou nesta quinta-feira, 2, um “Request for Review” junto à Bolsa de Nova York (NYSE), com os temas que pretende contemplar no recurso a ser apresentado no âmbito do processo de deslistagem dos American Deposit Shares (ADS) emitidos pela companhia.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estatal informa que a Nyse agendará data para apresentação do recurso propriamente dito.

As negociações dos papéis da estatal foram suspensos pela bolsa americana no último dia 18, porque a empresa não entregou o Formulário 20-F relativo às demonstrações contábeis de 2014, como exige a agência reguladora do mercado financeiro dos Estados Unidos, a SEC.

A dificuldade de a companhia concluir o arquivamento do 20-F, referente aos anos de 2014 e 2015, está relacionada ao fato de que a estatal ainda está realizando investigações internas sobre irregularidades em contratos feitos pelas empresas que compõem o grupo. Essas investigações foram iniciadas depois da citação da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, em denúncias relacionadas à operação Lava Jato. Depois, foram ampliadas na medida em que outras empresas estavam sendo envolvidas, conforme as fases da Lava Jato foram avançando. Sem a conclusão da investigação, auditores externos – a KPMG, neste caso – se recusam a assinar um balanço sem ressalvas. E a SEC não aceita um 20-F com ressalvas.