Cultura

Eles ficaram órfãos

Aos 92 anos, o desenhista Albert Uderzo dá adeus a seus personagens Asterix & Obelix. Os quadrinhos da dupla de irredutíveis gauleses venderam mais de 370 milhões de exemplares em todo o mundo

Crédito: Divulgação

HEROIS FRANCESES Com a morte de Goscinny, Uderzo (foto) seguiu como desenhista e escritor das HQs de Asterix & Obelix até 2011, quando se aposentou (Crédito: Divulgação)


O roteirista René Goscinny já havia partido em 1977. Na terça-feira 24, o desenhista Albert Uderzo foi vítima de um ataque cardíaco e faleceu em casa, perto de Paris. Juntos, os dois criaram as HQs de Asterix & Obelix, traduzidas para mais de cem idiomas.

Inspiração

Asterix & Obelix apareceram pela primeira vez em 1959 na revista francesa Pilote. Esses ‘irredutíveis gauleses’ nasceram a partir de acontecimentos reais. Durante o Império Romano, em 50 a.C., toda a Gália — onde hoje é a França — estava ocupada pelo exército de César, com exceção de uma pequena aldeia que resistiu por mais tempo que as outras. Essa coragem serviu de inspiração para as aventuras de Asterix.

Hoje, a criação dos franceses é um verdadeiro universo: além de 13 adaptações para o cinema, há dezenas de produtos, jogos e até um parque temático. Ao contrário do que dizem os livros de história, os gauleses de Goscinny e Uderzo não venceram apenas o Império Romano — eles conquistaram o mundo.

 

Veja também
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago