Cultura

Eles ficaram órfãos

Aos 92 anos, o desenhista Albert Uderzo dá adeus a seus personagens Asterix & Obelix. Os quadrinhos da dupla de irredutíveis gauleses venderam mais de 370 milhões de exemplares em todo o mundo

Crédito: Divulgação

HEROIS FRANCESES Com a morte de Goscinny, Uderzo (foto) seguiu como desenhista e escritor das HQs de Asterix & Obelix até 2011, quando se aposentou (Crédito: Divulgação)

O roteirista René Goscinny já havia partido em 1977. Na terça-feira 24, o desenhista Albert Uderzo foi vítima de um ataque cardíaco e faleceu em casa, perto de Paris. Juntos, os dois criaram as HQs de Asterix & Obelix, traduzidas para mais de cem idiomas.

Inspiração

Asterix & Obelix apareceram pela primeira vez em 1959 na revista francesa Pilote. Esses ‘irredutíveis gauleses’ nasceram a partir de acontecimentos reais. Durante o Império Romano, em 50 a.C., toda a Gália — onde hoje é a França — estava ocupada pelo exército de César, com exceção de uma pequena aldeia que resistiu por mais tempo que as outras. Essa coragem serviu de inspiração para as aventuras de Asterix.

Hoje, a criação dos franceses é um verdadeiro universo: além de 13 adaptações para o cinema, há dezenas de produtos, jogos e até um parque temático. Ao contrário do que dizem os livros de história, os gauleses de Goscinny e Uderzo não venceram apenas o Império Romano — eles conquistaram o mundo.

 

Veja também

+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel