A votação para a presidência da Câmara de Deputados e do Senado Federal acontece neste sábado, 1, quando os parlamentares definirão os líderes de cada uma das duas casas legislativas pelos próximos dois anos – 2025 e 2026.
Além disso, vices e secretários das mesas diretoras também serão eleitos. Ambas as delegações envolvem a escolha de um presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente e quatro secretários junto aos seus suplentes.
A previsão é de que a votação no Senado se inicie pela manhã, às 10h. Já a da Câmara tende a começar mais tarde, às 16h.
Com a abertura de um novo mandato legislativo, os presidentes da Câmara e do Senado – Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente – deixam os cargos para dar lugar a novos nomes.
Os parlamentares mais cotados para assumirem as presidências das casas são Hugo Motta (Republicanos-PB), para o Câmara, e Davi Alcolumbre (UNIÃO-AP), para o Senado.