As eleições municipais ocorrem neste domingo, 6, e os mais de 150 milhões eleitores brasileiros aptos a votar já podem consultar se houve alguma alteração no local de votação.

A Justiça Eleitoral pode ter modificado locais de votação em função de obras ou desativação de prédios, ou até mesmo por não apresentar condições estruturais adequadas. Essas alterações podem ser temporárias ou permanentes.

Além disso, as mudanças nos locais de votação podem ocorrer por solicitação do próprio eleitor, como nos casos de transferência temporária de seção dentro do mesmo município. Essa opção é válida para pessoas com deficiência, agentes de segurança, mesários, indígenas, quilombolas, membros de comunidades tradicionais e moradores de assentamentos rurais, dentre outros, desde que tenham requerido no prazo legal.

O aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, e o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizam serviços para quem deseja consultar a zona e a seção eleitoral onde deve votar.

Como consultar pelo site

  • Para conferir o local de votação, acesse o site do TSE;
  • Clique no menu “Serviços eleitorais”, na barra superior da página;
  • Depois, acesse “Local de votação/zonas eleitorais”
  • Em seguida, consulte onde votar;
  • Preencha os campos com o nome ou o número do título de eleitor ou CPF, a data de nascimento, o nome da mãe;
  • Clique em “Entrar”.

As páginas dos respectivos tribunais regionais eleitorais (TREs) também dispõem de um espaço para pesquisar essas informações. Preenchidos os dados, a página vai informar o número da inscrição eleitoral, a zona eleitoral e o local de votação, com endereço completo.

Como consultar pelo E-Título

O aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, oferece acesso ao local de votação logo na tela de início, abaixo do nome da eleitora ou do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

Após esse procedimento, informe os dados pessoais e realize a conferência biométrica – para quem tem esses dados coletados pela Justiça Eleitoral.

Vale ressaltar que só será possível fazer a atualização ou o primeiro acesso no e-Título até sábado, 5, na véspera do primeiro turno.

No dia da eleição, a utilização do e-Título só estará disponível a quem fez a atualização ou realizou o primeiro acesso até a véspera. No dia seguinte à votação, o acesso volta a ser disponibilizado normalmente.

* Com informações da assessoria de comunicação do TSE.