Faltam apenas dois dias para os brasileiros irem às urnas para escolherem os seus candidatos. No pleito deste ano os eleitores devem votar nos cargos de deputado federal e estadual, senador, governador e presidente da República. A IstoÉ preparou um passo a passo da votação e como preparar a sua cola de papel, já que os celulares não serão permitidos nas cabines.

Sequência apresentada na urna

No próximo domingo (2), os eleitores irão selecionar os candidatos que concorrem para as seguintes vagas: presidente República: 1; governadores: 27; senadores: 27; deputados federais: 513; deputados estaduais: 1.035; deputados distritais (Distrito Federal): 24. O cidadão poderá escolher, na urna, um candidato para cada cargo.

No momento da votação a sequência apresentada será esta:

  • Deputado ou deputada federal (quatro dígitos)
  • Deputado ou deputada estadual ou distrital (cinco dígitos)
  • Senador ou senadora (três dígitos)
  • Governador ou governadora (dois dígitos)
  • Presidente da República (dois dígitos)

Para auxiliar o eleitor, o Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza, desde 2014, um simulador de votação por meio do site oficial.

Vale ressaltar que a ferramenta apresenta candidatos fictícios. Neste ano, as opções são: Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore. Outra novidade é que o simulador inclui uma intérprete de Libras e possui áudios para as pessoas com deficiência visual.

Tribunal Superior Eleitoral

Tribunal Superior Eleitoral

Tribunal Superior Eleitoral

Tribunal Superior Eleitoral

Tribunal Superior Eleitoral

Tribunal Superior Eleitoral

Cola de papel

Para o pleito deste ano o TSE autoriza o uso de uma cola de papel, já que celulares e qualquer outro dispositivo não serão permitidos na cabine de votação.

Para isso o órgão disponibiliza dois modelos, um em preto e branco e outro colorido, de cola eleitoral que a população pode imprimir e anotar os números dos candidatos nos quais pretende votar.

Tribunal Superior Eleitoral

Tribunal Superior Eleitoral

Caso você não pretenda imprimir, os modelos fornecidos pelo TSE te ajudaram a anotar a sequência correta em um papel.