Elea vence licitação para construir data center da Petrobras

RIO DE JANEIRO, 1 OUT (ANSA) – A Elea Data Centers, principal plataforma sustentável do setor no Brasil e primeira a implementar Inteligência Artificial (IA) em larga escala na América Latina, venceu a licitação para fornecer um data center para a Petrobras.   

O contrato de R$ 2,3 bilhões e prazo de 17 anos representa a maior iniciativa de infraestrutura de TI já concedida até hoje por uma empresa latino-americana, com previsão de implantar um data center de alta capacidade, da ordem de 30 megavolt-amperes (MVA), com tecnologia de resfriamento líquido.   

Além disso, a Petrobras exigiu no edital que a energia usada na planta seja oriunda de fontes renováveis, fazendo deste projeto um modelo de sustentabilidade global.   

O data center ficará no campus da Elea em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e terá como objetivo hospedar supercomputadores da petroleira e processar dados científicos das áreas de exploração, pesquisa e reservatório. O contrato também habilita a Petrobras a usar a infraestrutura para cargas de trabalho de IA.   

“Desde 2024, nos posicionamos como a primeira plataforma de infraestrutura dedicada à Inteligência Artificial no Brasil e na América Latina, porque acreditamos que essa transformação é essencial para o país. A conquista do contrato com a Petrobras é um marco importante e reforça nosso compromisso de liderar tecnologicamente o setor”, afirma o italiano Alessandro Lombardi, presidente e fundador da Elea Data Centers.   

O contrato com a Petrobras ocorre paralelamente a outros projetos de larga escala da Elea, como a Rio AI City, um hub de data centers voltado para a próxima geração de cargas de trabalho em IA e nuvem, com capacidade projetada de até 3,2 GW e que está sendo desenvolvida na região do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. (ANSA).