Com a apresentação de César Filho e a presença de Celso Portiolli, Virginia Fonseca, Daniela Beyruti (CEO do SBT), Marcelo Kestenbaum (diretor do Programa Teleton), Valdesir Galvan (CEO da AACD) e Edson Brito (superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD), aconteceu, na sede do SBT, na tarde de terça-feira, 29, a coletiva de imprensa do Teleton 2024.

A reportagem de IstoÉ Gente esteve no evento e conta todas as novidades do Teleton deste ano, que será a primeira edição sem Silvio Santos, que faleceu, aos 93 anos, em 17 de agosto, em decorrência de broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).

“É muito bom estar aqui; ao mesmo tempo, é um pouquinho difícil, porque é a primeira coletiva depois que meu pai foi embora. Vai ser o primeiro Teleton que ele não estará aqui. Só que eu sei que continuamos com muito orgulho, né? O que estamos fazendo, o que ele fez, e a AACD, o Teleton, o SBT, o grupo, é um legado a ser carregado, e a gente quer continuar fazendo isso com muita honra, com muito carinho e com o mesmo amor que ele sempre fez, né? Então, para mim, é muito bom estar aqui, muito bom representar ele, muito bom representar a família, e muito bom, sim, estar com esse barco na mão, porque enquanto eu estiver com esse barco na mão, tenho certeza de que vou cuidar muito bem dele”, disse Daniela Beyruti, filha número 3 de Silvio e CEO do SBT.

Celso Portiolli também falou sobre como é fazer o primeiro Teleton após a morte do patrão: “O que nos move, o que nos dá força é o sentimento de responsabilidade, de comprometimento e de amor, principalmente pela AACD e pelos seus pacientes. Então, como o César disse, quando visitamos a AACD, até a nossa vida melhora”, começou o apresentador.

“Vocês sabem que para mim falar do Silvio é bem difícil, né? Esses dias fui a um evento, tentei falar e não consegui terminar. Mas vai ser bastante emocionante, porque tive momentos memoráveis com o Silvio no palco. Aquele momento brincando com a Hebe. Ele me fazendo cantar. Eu imitando ele para ele. Brincando com ele. Enfim, vai ser um Teleton bastante emocionante para mim. Porque, assim como tive dificuldade para apresentar, num domingo aqui, logo após a perda dele, vou imaginar a mesma ordem, o mesmo pedido dele: vai lá e faz. É como se fosse um pedido dele para continuar esse legado maravilhoso de amor e comprometimento com a AACD e seus pacientes”, completou Portiolli.

‘Ele não gostava que explorassem a pessoa que já não está mais aqui’

Ao ser questionada pela repórter de IstoÉ Letícia Sena sobre a expectativa que as pessoas estão criando de que haverá uma grande homenagem a Silvio Santos durante o Teleton, Daniela Beyruti foi direta, agradeceu a pergunta e afirmou que a maratona solidária em parceria com a AACD seguirá o desejo de seu pai, com muita alegria e união de artistas e empresas. Desta forma, o comunicador será homenageado, respeitando sua vontade, sem a exploração de sua imagem.

“Em relação à expectativa, que legal que você mencionou, porque às vezes vejo na mídia, no Instagram, uma grande expectativa de que esse Teleton terá uma grande homenagem ao Silvio Santos. Eu gostaria de desmistificar essa expectativa, sinceramente, porque acho que ele já foi tão homenageado. Se ele soubesse o quanto foi querido pelo Brasil, tenho certeza de que sabia um pouco, mas foi algo maravilhoso. E continuar com o Teleton do jeito que ele sempre quis, e fazia, com a mesma alegria, dedicação e seriedade, isso já é uma homenagem”, pontuou.

“Ele não gostava que explorassem a pessoa que já não está mais aqui. Então, a gente não vai fazer com ele algo que ele não gostaria que fizessem com os outros. Vai ser assim: teremos os vídeos dele, porque não tem como não tê-los.”

“Mas estão colocando uma carga em cima da Xuxa, pelo que eu li, absurda. É bem menos que isso; o que a gente quer manter é o Teleton vivo, cheio de vida, cheio de alegria, como ele fez nesses 26 anos”, finalizou Daniela Beyruti.

Meta a ser alcançada

A maratona de solidariedade em prol da AACD, que espera arrecadar e bater a meta de R$ 35 milhões, acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro no SBT e terá como tema principal ‘Vida é movimento’, com muita interação e dinamismo no palco.

Artistas confirmados

  • Eliana (madrinha)
  • Daniel (padrinho)
  • Maisa Silva (madrinha digital)
  • Fátima Bernardes
  • Joelma
  • Xuxa
  • Tati Machado
  • Adriane Galisteu
  • Sonia Abrão
  • Ronnie Von
  • Ana Furtado
  • Renato Aragão
  • Carlos Tramontina
  • Dani Calabresa
  • Lauana Prado
  • Tom Cavalcante
  • Zezé Di Camargo

A história do Teleton no SBT

Em 1998, Silvio Santos abriu espaço na programação do SBT para a maratona televisiva em prol da AACD. A ideia da campanha foi levada a Silvio pelo empresário Décio Goldfarb, por meio da apresentadora Hebe Camargo.

Ao longo dos anos, Silvio se tornou figura central do Teleton, comandando a maratona artística e incentivando as doações. Diversos momentos icônicos da campanha foram protagonizados por ele durante décadas.

SBT TV | Relembre a abertura do primeiro Teleton em 1998, com Silvio Santos