Deborah Secco, Késia Estácio, Isabel Teixeira, Thalita Carauta, Maria Clara Spinelli, Mariana Santos e Karine Teles são as sete protagonistas da nova novela das 18h da TV Globo, que estreia nesta segunda-feira, 25.

Originalmente criada por Cassiano Gabus Mendes e exibida na década de 1980, “Elas por Elas” volta com uma releitura escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson.

Na trama, que envolve comédia, romance, drama e uma pitada de suspense, as sete amigas reúnem-se após 25 anos – porém, mesmo com o clima de saudades, elas precisam reviver sentimentos e dores que contribuíram com a separação do grupo.

A ideia de fazer a releitura de um dos clássicos da teledramaturgia brasileira surgiu pela forte ligação afetiva que um dos autores tem com a história.

“É a primeira novela que eu me lembro de acompanhar de verdade, assistindo a todos os capítulos. Foi a novela que me fez querer continuar assistindo a novelas. E o Mario Fofoca, dessa vez interpretado por Lázaro Ramos, era um ídolo para mim. Por tudo isso, sempre tive a vontade de revisitá-la. Comecei o projeto junto com a Thereza e apresentamos a ideia à Globo, que embarcou”, disse em entrevista para a imprensa.

Elenco de "Elas por Elas"
Elenco de “Elas por Elas” (Crédito:João Cotta/Globo)

Thereza também falou sobre o desafio em atualizar a história original, mas mantendo a essência que conquistou o público.

“Estamos fazendo uma releitura que mantém o espírito da novela original, de leveza e de comédia. Temos sete protagonistas mulheres entre 40 e 50 anos, diferentes entre si, mas que agora são mulheres atuais, mais independentes e atuantes em seus campos profissionais. Essa é uma das grandes mudanças da nova leitura: os perfis das protagonistas e o lugar que essas mulheres ocupam na sociedade. Também vamos ter mais romance do que tínhamos na novela original por agora ser uma trama das seis horas”, explicou.

Vale lembrar que na primeira versão as personagens femininas foram interpretadas por Eva Wilma (1933-2021), Aracy Balabanian (1940-2023), Ester Góes, Sandra Bréa (1952-2000), Maria Helena Dias (1934-2023), Mila Moreira (1946-2021) e Joana Fomm.

Volta do detetive atrapalhado

Com a promessa de ser uma novela “alto astral”, mas que segundo os autores não “deixa de tocar em temas relevantes”, a volta do detetive Mário Fofoca vai fazer com todos os núcleos conectem-se através de suposições, investigações – e claro, fofocas.

Lázaro Ramos já havia feito uma pesquisa sobre a essência do personagem, que na primeira versão foi interpretado por Luis Gustavo (1934-2021), para viver o Foguinho, de “Cobras e Lagartos”, em 2006. E para os autores, “foi um grande prazer” poder reescrever esse papel.

Nessa versão, Mário Fofoca será interpretado por Lázaro Ramos
Nessa versão, Mário Fofoca será interpretado por Lázaro Ramos (Crédito:Roberto Filho/Brazil News)

O coração do personagem já tem dona, Érica, papel de Monique Alfradique, mas também irá se envolver com Lara, interpretada por Deborah Secco. O pública ainda poderá reviver o hit Melô do Piri Piri, que continua como trilha sonora do detetive.

O elenco também conta com os atores Sergio Guizé, Valentina Herszage, Marcos Caruso, Rayssa Bratillieri, Alexandre Borges e Monique Alfradique.