Brasileiros do Ano 2019

Ela interpretou Vivi Guedes, personagem que conquistou milhões de “seguimores” no Instagram. Foi a maior experiência transmídia no País

Crédito: Divulgação

Brasileiros do ano – Atriz – Paolla Oliveira

Algumas personagens fazem história na teledramaturgia brasileira e ficam para sempre em nossa memória. É o caso de Vivi Guedes, a influenciadora digital que chamava seus seguidores de “seguimores”. Ela entrou para essa lista em 2019 graças ao excepcional talento de sua intérprete, a atriz Paolla Oliveira, que, aos 37 anos, brilhou na novela da Rede Globo “A Dona do Pedaço”. Enquanto esteve no ar, Paolla foi inúmeras vezes confundida nas ruas com a personagem e sentiu o carinho dos fãs por onde passou. Há, no entanto, outro importante ponto: Vivi Guedes representou uma revolução, porque justamente ela, a personagem, ganhou um perfil próprio nas redes sociais e alcançou quase três milhões de seguidores. Ao longo de 2019, criadora e criatura ocuparam o topo do ranking das notícias mais lidas nos portais da internet.

A interação dos capítulos da novela com os posts da influencer fictícia nas redes sociais representou uma das maiores experiências transmídia que o Brasil já teve. Quando Vivi Guedes aparecia na novela fazendo uma propaganda, logo estava em seu Instagram fotos dela com o produto anunciado. Para desenvolver a personagem que vive de sua própria imagem e posta fotos sensuais, Paolla assumiu uma rotina de intensa malhação e cuidados com a saúde. Valeu a pena tanto esforço. Era só aparecer um novo post seu, e os sites de notícias corriam a repercutir as imagens – e, com isso, conquistavam mais e mais público .

Após o sucesso, descanso

Filha de uma ex-auxiliar de enfermagem e de um policial militar aposentado, Paolla formou-se em fisioterapia, com especialização em reeducação postural global (RPG). Ela começou a carreira artística como assistente de palco, e em 2004 estreou como atriz de novela. Fez sucesso de imediato. Extremamente versátil em seus papeis, soma no currículo mais de 10 novelas e 10 filmes. “A Dona do Pedaço” já terminou e agora Paolla dará uma pausa no trabalho para simplesmente descansar. Não resta dúvida, no entanto, que seus “seguimores” sentirão muita saudade. Rentável, o perfil de Vivi Guedes se manteve ativo nas redes sociais, mas a Globo decidiu mudar o seu nome, de @estiloviviguedes para @PraVcArrasar. A ideia é dar dicas de lifestyle e continuar com os posts.