O governo de El Salvador anunciou na segunda-feira (11) que emitirá títulos de bitcoin no primeiro trimestre de 2024, e os fundos devem financiar a construção de uma cidade chamada “Bitcoin City”.

“O título ‘Volcán’ (vulcão) acaba de receber a aprovação regulatória da Comissão de Ativos Digitais. Antecipamos que os títulos serão emitidos no primeiro trimestre de 2024”, afirmou na conta do escritório nacional de bitcoin na rede social X.

Em 7 de setembro de 2021, o bitcoin começou a circular legalmente no país em paridade com o dólar americano a pedido do presidente Nayib Bukele.

O objetivo de Bukele era que as remessas do exterior fluíssem a um menor custo e que os salvadorenhos fossem incluídos no sistema bancário, do qual 70 % estavam à margem.

Porém, pesquisas divulgadas em meados do ano indicaram que 71% dos salvadorenhos consideram que a criptomoeda “em nada ajudou” para melhorar sua situação econômica familiar.

Em 20 de novembro de 2021, Bukele anunciou um plano para construir a “Bitcoin City” no leste do país, que funcionaria com a energia térmica de um vulcão. A construção utilizaria parte dos pelo menos 1 bilhão dos títulos os quais planeja emitir.

Bukele se licenciou no início do mês para dedicar-se à sua candidatura à reeleição em fevereiro de 2024.

ob/ag/jc/fp