Indicadores Sociais – Educação

Já citada anteriormente como campeã entre as cidades de grande porte no quesito Indicadores Sociais do Anuário, Blumenau aparece como destaque também no subgrupo Educação. Assumindo a Prefeitura em 2018, e reeleito pelo pleito de 2020, Mário Hildebrandt explica que sua segunda formação acadêmica foi em Serviço Social. “Trabalhei mais de 12 anos com a recuperação de dependentes de álcool e drogas e esse foi o elo que me trouxe para a vida pública. O Social é parte de quem eu sou e isso reflete diretamente na gestão da nossa cidade, com ações assertivas e direcionadas tanto voltadas à recuperação, como capacitando jovens com cursos para que consigam o seu primeiro emprego”.

Segundo ele, quando assumiu a Prefeitura deu a missão para a equipe da Secretaria de Educação e, em janeiro de 2019, Blumenau lançava suas primeiras escolas bilíngues em alemão (a língua cultural) e inglês. “A cidade entendeu também que a Educação precisa começar na primeira infância. Não temos creches em Blumenau, temos Centros de Educação Infantil. Nossos pequenos aprendem desde o início da vida por meio do ‘Plano Municipal de Educação’ e do ‘Planejamento Integrado’ entre todas as 46 escolas e outros 79 Centros de Educação Infantil”, diz Hildebrandt. “Investir na Educação é criar cidadãos para o mundo e é nisso que eu acredito. Sempre estudei em escola pública e tinha a clareza de que a Educação é o único meio de se ter um futuro melhor”.

AS TOP CINCO GERAL
1. Pomerode (SC)
2. Jaraguá do Sul (SC)
3. São Caetano do Sul (SP)
4. Veranópolis (RS)
5. Blumenau (SC)

GRANDE PORTE
. Blumenau (SC)
. Curitiba (PR)
. Joinville (SC)
. Maringá (PR)
. Americana (SP)

MÉDIO PORTE
. Jaraguá do Sul (SC)
. São Caetano do Sul (SP)
. Balneário Camboriú (SC)
. São Bento do Sul (SC)
. Bento Gonçalves (RS)

PEQUENO PORTE
. Pomerode (SC)
. Veranópolis (RS)
. Timbó (SC)
. Luzerna (SC)
. Nova Petrópolis (RS)

Frisando que planejamento é o básico para uma gestão de sucesso, o prefeito diz que a administração segue cumprindo a lei da transparência, investindo no mínimo 25% do orçamento em Educação e 15% em Saúde. Para completar, ele lembra das mais de 60 obras em execução. “Quando assumi, em 2018, criei o fluxo de caixa e tenho reuniões constantes com a equipe da Secretaria da Fazenda para acompanhar esses balanços. Tudo isso nos dá a segurança de trabalharmos, fazendo obras e melhorando a mobilidade da cidade, sem esquecer que o principal patrimônio são as pessoas”. E finaliza reforçando que os resultados deixaram a administração muito feliz, “mas são apenas reflexo do bom trabalho realizado por toda a equipe, que acredita fielmente no planejamento”.

Jaraguá do Sul

Essa cidade catarinense, que despontou não só como campeã geral entre as cidades de médio porte, teve destaque ainda no subgrupo Educação, dentro dos Indicadores Sociais. Comentando também esse reconhecimento, o prefeito Jair Franzner lembra que “investir em Educação é pensar em melhor qualidade de vida para os cidadãos, ainda que os resultados sejam colhidos a médio e longo prazos”, frisando que os benefícios de uma escola acolhedora, inclusiva e que dê boa infraestrutura para o aprendizado ultrapassam os limites da comunidade e refletem em autonomia e segurança para novas gerações que estarão no mercado de trabalho futuramente. “Com esse pensamento, Jaraguá do Sul tem centrado esforços na ampliação, recuperação e construção de escolas e creches do município e na melhoria das condições de infraestrutura educacional. Isso inclui a capacitação dos professores, a contratação de profissionais por área de conhecimento e de psicólogos para apoio aos alunos devido aos efeitos da pandemia de covid-19”.

EXCELÊNCIA Aluna faz carta de agradecimento aos professores pelo reforço escolar (Crédito:Divulgação)

Reforçando os pilares seguidos dentro da administração, quais sejam Gestão e Transparência; Empreendedorismo e Geração de Emprego; Educação; Infraestrutura; Qualidade de Vida, e todos eles com um firme propósito de inovação, o prefeito explica que esse é o norte em tudo o que se planeja e se executa na cidade. Ele diz que em Jaraguá, a pergunta mais comum é: “Será possível fazer ainda melhor?’ Esse desafio sempre é lançado nas reuniões de secretariado. Além disso, temos desde 2017 um Conselho Consultivo composto por diversos empresários e especialistas em economia, setor público no qual, literalmente, prestamos contas e apresentamos todos os números do Paço Municipal”, detalha o prefeito, lembrando que a cidade também tem diversos projetos em andamento, obras encaminhadas, enfim, muito ainda a entregar para a população e criar um futuro mais próspero às próximas gerações.

Fundada em 1876, e hoje com população estimada em mais de 184 mil habitantes (IBGE 2021), além de uma base industrial sólida e diversificada que ocupa lugar de destaque na economia do Estado e no cenário nacional, Jaraguá do Sul recebe turistas de diversas partes do Brasil e do mundo que a procuram em busca da realização de negócios, da participação em eventos e também de atividades de lazer.Jaraguá do Sul é cercada pela cadeia de montanhas da Serra do Mar e áreas de Mata Atlântica preservada, possui diversos locais para prática de atividades junto à natureza, desde o ciclismo até o voo livre.

NOVOS MÉTODOS Em Pomerode, alunos têm lousas digitais e aulas de robótica (Crédito:Divulgação)

Pomerode

O prefeito reeleito de Pomerode, Ércio Kriek (DEM) é só alegria quando fala do reconhecimento da cidade de pequeno porte no subgrupo Educação, dentro de Indicadores Sociais. “Estou extremamente feliz, pois é fruto do que já foi plantado há muito tempo, não só por mim, mas por todos”. Segundo ele, em 2005, quando assumiu a Prefeitura pela primeira vez, foi implementado o ensino bilíngue Alemão/Português em uma das escolas do município e hoje são três colégios que oferecem esse formato de ensino. “Além disso buscamos novos programas e métodos que possam alavancar cada vez mais a qualidade, além de buscarmos, constantemente, a melhoria na infraestrutura de nossas escolas e centros de educação infantil. Proporcionamos boas condições de trabalho e valorizamos nossos servidores da Educação”. Conforme explica, além do ensino bilíngue, outros projetos são responsáveis por esses índices, como o caso do empreendedorismo, escola da inteligência, iniciação profissional e robótica. “Todas as nossas salas de aula possuem lousas digitais. Ou seja, são ações que acabam formando um case de sucesso, que nos diferencia e destaca no quesito Educação”.

Mas, Pomerode oferece mais ainda. Com população estimada em mais de 34 mil habitantes (IBGE 2021), a cidade tem forte vocação para o turismo e indústria, o que fez com que ela se desenvolvesse muito em diversos setores nos últimos anos. “Somos berço de multinacionais de renome. Diversos estudos e planos estratégicos estão sendo realizados para que a cidade cresça e se desenvolva cada vez mais sem perder sua essência característica”, diz o prefeito, explicando que com a pandemia, muitos segmentos – como o setor turístico –, precisaram ser reinventados. Kriek lembra que agora, com a situação já se normalizando, será possível colher novamente os frutos do desenvolvimento. Segundo ele, o seu maior sonho é que a cidade, com todo o progresso que vem sinalizando, não perca a sua essência, seu jeito de ser, as suas raízes, as suas origens. “É importante que trabalhemos o desenvolvimento e a prosperidade, mas de uma forma ordeira. Que fomentemos a economia, sem esquecer as bases agrícolas e artesanais. Que não paremos no tempo, mas que jamais deixemos o progresso comprometer a simplicidade que tanto encanta e nos diferencia”, resume ele.