Eduardo Pimentel, do Partido Social Democrático (PSD), foi eleito novo prefeito de Curitiba neste domingo, 27, com 57,34% dos votos, no segundo turno. Terá como vice-prefeito Paulo Martins (PL) e assumirá posse em 1 de janeiro de 2025.
Pimentel é o atual vice-prefeito, e exerce as atividades do cargo desde 2017 quando o atual prefeito Rafael Greca (PSD) assumiu. Conseguiu cerca de 33,51% dos votos no primeiro turno, contra os 31,17% da jornalista Cristina Graeml (PMB). Durante a campanha recebeu o apoio do Partido Liberal (PL), filiação do ex-presidente Jair Bolsonaro, e do atual governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Por atuar a 8 anos ao lado de Greca, foi visto como sucessor claro ao cargo.
Dentre suas propostas, estão principalmente ideias sobre mobilidade, incluindo: o programa de tarifa social, utilização das receitas extra orçamentárias para custear as passagens para cidadãos em busca de emprego e 50% de desconto nas passagens aos domingos e feriados, e o táxi verde, uma nova lei que busca ampliar a modernização do serviço, permitindo a locação de veículos elétricos para os próprios motoristas.
Quem é Eduardo Pimentel
O agora prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, de 39 anos, é natural de Curitiba, formado em administração e pós-graduado em agronegócios pela Universidade Positivo.
Na política, ele ocupou o cargo de secretário municipal de Obras Públicas, e foi eleito vice-prefeito em dois pleitos seguidos: 2016 e 2020, na chapa com Rafael Greca.
Para a campanha eleitoral de 2024, Eduardo Pimentel contou com o apoio da coligação “Curitiba Amor e Inovação”, composta pelos partidos PSD, PL, Novo, MDB, Republicanos, Podemos e PRTD. Na chapa, ele tem o jornalista Paulo Eduardo Lima Martins (PL) como vice.