Edu Guedes, 51 anos, usou seu canal de YouTube, na noite da última quarta-feira, 9, para falar em detalhes sobre as recentes cirurgias pelas quais passou e a descoberta do diagnóstico de câncer de pâncreas.
Após receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein, no bairro do Morumbi, em São Paulo, o marido de Ana Hickmann disse que o tumor estava localizado na cauda do pâncreas, e foi retirado ainda em estágio inicial, o que significa alta chance de cura.
O cozinheiro deve receber alta nos próximos dias após retirada de um dreno abdominal.
O apresentador detalhou que os problemas começaram em abril, durante treinos para uma corrida em Interlagos, zona sul da capital paulista.
Ele contou ter tido dores fortíssimas nas costas e sangue na urina. Então, expeliu uma pedra que estava no rim e, como já tinha histórico de cálculo renal, não deu mais atenção ao caso.
+ Câncer no pâncreas de Edu Guedes: especialista aponta possibilidades de cura
O agravamento veio no fim de junho, durante um almoço com o amigo Pedrinho Aguiar, onde quase desmaiou no banheiro.
“Falei: ‘Pedrinho, me leva para o ponto de socorro, porque estou tendo uma crise renal’. Já sabia o que era, porque quando você tem essa crise, você já sabe o que é, dói tudo. Parece até que você está tendo algum tipo de ataque cardíaco, que o teu peito dói, tudo dói, enfim, a dor é muito forte”, ressaltou.
Os exames confirmaram um tumor pancreático – tipo geralmente é do tipo silencioso e que, em geral, só manifesta sintomas em fase avançada.
Guedes destacou sua sorte na coincidência dos fatos, para que pudesse descobrir a doença ainda no início: “Estava na cauda do pâncreas, área menos crítica. O dr. Marcelo Bruno Rezende fez uma cirurgia de seis horas, retirando parte do órgão, nódulos vizinhos e o baço. Foram quatro cirurgias em 15 dias, mas saio vivo e grato”.
O chef agradeceu à equipe médica, à família e às milhares de mensagens recebidas: “O médico disse que minha recuperação rápida veio também desse amor todo. Obrigado por me lembrarem que a vida vale cada segundo”.
Assista abaixo: