Edinho Silva confirma favoritismo e assume presidência do PT

Ex-prefeito de Araraquara contava com apoio de petistas históricos, como José Dirceu, e tinha o aval de Lula para comandar o partido nas próximas eleições

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara, superou a resistência em torno de seu nome e foi eleito neste domingo, 6, o novo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT). O resultado foi confirmado mesmo com a indefinição sobre a eleição da executiva de Minas Gerais. Ele desbancou o deputado federal e ex-presidente da legenda Rui Falcão (SP), que também despontava como forte candidato.

Silva substitui Humberto Costa, que assumiu o posto após a ida de Gleisi Hoffmann para a articulação política do governo. Ele terá a missão de alavancar o partido, que perdeu espaço nas últimas eleições presidenciais, e reverter o atual cenário para emplacar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para ser eleito, Edinho Silva contou com o apoio de Lula e de nomes fortes no partido, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que capitaneou a candidatura. Já Falcão tinha apoio de José Genuíno, Gleisi Hoffmann e José Guimarães, líder do PT na Câmara dos Deputados.

Quem é Edinho Silva

Presidente do PT entre 2009 e 2013, foi eleito com 90% dos votos e também atuou como deputado estadual em São Paulo de 2011 e 2015. Além disso, coordenou a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022, que resultou na vitória presidencial, e esteve na Secretaria de Comunicação Social (Secom) durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

Foi eleito prefeito de Araraquara, mesma cidade na qual se graduou em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), por quatro mandatos – entre 2001 e 2008 e, posteriormente, de 2017 a 2024.