Ecotur: 9 destinos para quem ama curtir a natureza

Ecotur: 9 destinos para quem ama curtir a natureza
freepik Foto: freepik

Sem sombra de dúvidas, o Brasil é um dos mais ricos países no que diz respeito às belezas naturais.

Quem ama a natureza encontra, em terras canarinhas, destinos para viver experiências inexplicáveis e inesquecíveis.

Entre tantas opções, que passam pela maior floresta tropical do mundo e deságuam nas águas termais do Rio Grande do Norte, selecionar o destino para onde viajar pode se tornar uma missão um pouco complexa para os ecoturistas.

Abaixo, uma seleção de destinos imperdíveis para ajudar na escolha de quem quer começar a explorar as belezas naturais do Brasil.

1 – Bonito

Fauna espetacular, cachoeiras indescritíveis, grutas e águas cristalinas são apenas algumas das belezas de Bonito, localizado a aproximadamente 300 km da capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

A cidade é considerada um dos principais polos turísticos do país e oferece, além de muita beleza para os olhos, inúmeras oportunidades para viver experiências únicas, como nadar com peixinhos de diversas cores e tamanhos, se aventurar no arvorismo, rapel ou bóia cross, e experimentar a culinária local, que é um espetáculo à parte.

Quem desejar desfrutar de todas as experiências fantásticas da região, deve contratar um pacote de viagem para Bonito que inclua as cidades vizinhas, como Bodoquena, Aquidauana e Jardim, que também oferecem vivências apaixonantes.

2 – Noronha

Patrimônio Natural Mundial, Fernando de Noronha tem tudo que um paraíso precisa ter para receber esse título.

Um santuário ecológico com 16 praias que oferecem, além de águas e areias claras, a possibilidade do encontro com tartarugas marinhas, golfinhos e mais de 50 espécies de aves.

3 – Itaúna/ES

Quem gosta de praia, precisa conhecer Itaúna.

O pequeno vilarejo fica entre a Bahia e o Espírito Santo e consegue fazer uma preciosa mistura entre as belezas dos dois Estados.

As dunas douradas, com areia fininha, são o caminho para mares de praias capazes de agradar a todos os públicos.

4 – Jalapão/TO

Já muito (e merecidamente) famoso, o Jalapão é um espetáculo que beira o paraíso.

Dunas alaranjadas e piscinas naturais fazem parte da região que, além das incríveis atrações visuais, oferece muitas opções de lazer, como rafting, trilhas, passeios por estradas de terra e mergulhos.

Os roteiros de viagem para o Jalapão são, geralmente, contratados por dia e é possível fechar pacotes com agências para desfrutar do máximo de atrações possíveis durante o tempo de estadia na região.

5 – Gramado e Canela/RS

Uma dupla fantástica para os viajantes: Canela é acolhedora e tranquila, possui parques ecológicos maravilhosos e preços considerados bem atrativos para quem não quer gastar tanto na viagem. Enquanto isso, Gramado tem todas as atrações de uma cidade grande, inclusive uma vida noturna bem interessante.

A distância entre as duas cidades é insignificante e, por isso, acabam sendo tratadas como um só destino por praticamente todas as agências de viagens.

As atrações da região são incontáveis!

É possível contemplar uma cachoeira com nada menos do que 130 metros (equivalente a 42 andares de um prédio!), participar de trilhas ecológicas, passear em um bondinho suspenso com um percurso de 840 metros, visitar mirantes e restaurantes dos mais variados tipos e, ainda, desfrutar de uma experiência de inverno, com neve em qualquer época do ano, no parque Snowland.

Para quem curte aventuras e cenários de encher os olhos, é altamente recomendável que se faça uma visita ao Cânion Itaimbezinho, o maior da América Latina, que fica em Cambará do Sul, no Parque Nacional Aparados da Serra, há aproximadamente duas horas de Gramado.

São 720 metros de profundidade e 5,8 km de extensão. Um roteiro que, com certeza, ficará registrado para sempre na memória.

6 – Nobres/MT

Cachoeiras que desaguam em rios transparentes, nascentes e grutas, são apenas algumas das atrações de Nobres.

Na cidade, é possível desfrutar de passeios de quadriciclo, viver aventuras como bóia cross, arvorismo e tirolesa, praticar flutuação, canoagem, ciclismo e explorar trilhas.

A fauna local é outro ponto que merece todos os elogios. Aves, peixes e até macacos podem ser avistados durante a estadia na cidade.

7 – Chapada dos Veadeiros/GO

Quem gosta de rios e cachoeiras vai ficar deslumbrado quando conhecer a Chapada dos Veadeiros, considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

Com dezenas de quedas d’água e fauna espetacular,  o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros oferece a tranquilidade e calmaria perfeita para quem gosta de meditar, praticar Yoga ou, simplesmente, curtir os sons e cheiros da natureza,  mas, não é só isso.

Quem gosta de aventura, encontra no destino goiano, a oportunidade de praticar esportes radicais como tirolesa e rapel nas gigantescas cachoeiras.

Para quem nunca foi à Brasília, essa viagem também pode ser uma boa oportunidade para visitar a Capital do Brasil. A distância entre as cidades é de 260 km, ou algo em torno de três horas de estrada.

8 – Chapada Diamantina/BA

Com tudo que qualquer turista pode desejar, o Parque baiano encanta até os mais exigentes viajantes.

Cânions, vales e inúmeras cachoeiras fazem parte do cenário perfeito para a prática de trekking, mergulhos e passeios em meio à uma natureza que parece ser cenário de filme.

Composta por seis pequenas cidades, com charme de interior, a Chapada Diamantina ainda oferece uma gastronomia riquíssima e pousadas acolhedoras, perfeitas para quem gosta de viajar sem abrir mão do ambiente caseiro e familiar.

9 – Gonçalves/MG

Destino perfeito para quem gosta de paz e tranquilidade, Gonçalves é uma cidade linda, localizada na área rural de Minas Gerais.

As pousadas são bonitas e aconchegantes, a população nativa é acolhedora, e a gastronomia dispensa comentários.

Além da calmaria, a região ainda oferece a oportunidade de aproveitar a natureza em meio a trilhas e caminhadas, passeios de canoa, mountain bike e rapel, garantindo que a viagem terá opções de lazer para todos os tipos de públicos.

Devagar se vai ao longe

Para finalizar essa lista (assumindo que há muitos outros destinos paradisíacos no Brasil), fica a sugestão de que os ecoturistas de primeira viagem busquem iniciar suas jornadas viajantes por destinos mais próximos das suas cidades de origem e, conforme forem adquirindo experiências turísticas, expandam suas fronteiras.

É uma forma de ir “aprendendo” os macetes das viagens, gastando menos tempo em trajetos e investindo menos capital, até se tornar um expert em destinos ecológicos e poder viver uma experiência totalmente imersiva nesses locais.

Redação: Bruna Bozano