10/12/2021 - 19:18
O Pix vem se consagrando como um sistema de pagamento – recentemente inclusive para troco e saque – mais popular que já se viu. Isso não se deve apenas aos 101,3 milhões de correntistas conquistados em um ano de vida. Mas porque o permitiu a incorporação ao mercado informal mais rapidamente do que as maquininhas de crédito e débito. Para se ter uma ideia, o Pix já virou ferramenta de cobrança para limpadores de parabrisas, artistas de rua, vendedores e, pasmem, até pedintes nas ruas.
Para quem não tem registro na carteira profissional e nem CNPJ, a ferramenta de fato ajuda muito. A operação é gratuita e exige apenas uma conta bancária, que pode ser de poupança e nos bancos digitais, que nada cobram para se obter o serviço. Prova disso foi uma cena registrada na tarde desta sexta, 10, em São Paulo, quando a jovem Jéssica surgiu em um farol da Avenida Paulista, em São Paulo, vestindo um avental. Assim que ela se aproximou do vidro do motorista – geralmente fechado –, enxergava-se um papel plastificado, grudado com durex no peito dela. Tinha uma mensagem em letras garrafais de “Feliz Natal”, com o número da conta do Pix da garota.
Jéssica sabe que os motoristas paulistanos costumam fechar os vidros quando se aproximam do sinal vermelho para evitar assaltos. Por isso, o papel com a mensagem no peito, escrita em um computador com letras em caixa alta, o que facilitava bem a leitura. Algumas pessoas manifestavam interesse em ajudar a adolescente, nitidamente carente.
Isso corrobora o estudo publicado esta semana pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, mostrando que a economia subterrânea aumentou sua participação no PIB brasileiro, atingindo 16,8%, e essa economia informal tem aumentando a olhos vistos inclusive por meio do PIX. Atualmente a mão de obra informal movimenta R$ 1,3 trilhão. A indústria em 2020 contribui com 20%, de acordo com o último registro do IBGE. Detalhe, o avental que Jéssica vestia tinha os seguintes dizeres: “Hoje eu sou o chefe”.