Economia da Itália fica estagnada no segundo trimestre

ROMA, 31 JUL (ANSA) – O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália permaneceu estagnado no segundo trimestre de 2019, tanto em relação aos três meses anteriores quanto na comparação com o mesmo período do ano passado.   

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat) e também mostram que o crescimento acumulado da economia italiana em 2019 é igual a zero.   

Segundo o Istat, o país continua em uma fase de “estagnação substancial”, com o quinto trimestre seguido com variação quase nula. A Itália chegou a entrar em recessão técnica no fim de 2018, mas apresentou crescimento de 0,2% no primeiro trimestre.   

Desemprego – Se a economia continua estagnada, a Itália comemorou nesta quarta mais uma redução na taxa de desemprego, que fechou o mês de junho com queda de 0,1 ponto, em 9,7%, menor valor desde janeiro de 2012.   

Já o índice entre os jovens de 15 a 24 anos caiu 1,5 ponto e atingiu 28,1%, cifra mais baixa desde abril de 2011. A taxa de ocupação nessa faixa etária chegou a 59,2% (+0,1 ponto), maior índice da série histórica, iniciada em 1977.   

“Os dados sobre o emprego são muito encorajadores, mas é preciso dar um impulso maior ao crescimento. Um empurrão que passa pela redução da carga tributária das empresas”, disse o ministro do Desenvolvimento Econômico e vice-premier da Itália, Luigi Di Maio. (ANSA)