Mundo

Economia da Itália cresce 16,1% no terceiro trimestre

ROMA, 30 OUT (ANSA) – O produto interno bruto (PIB) da Itália cresceu 16,1% no terceiro trimestre de 2020 em relação aos três meses anteriores, de acordo com estimativas preliminares divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat) nesta sexta-feira (30).   

O resultado está acima das expectativas do governo, que projetava uma expansão de 13%. No segundo trimestre, período que compreendeu o lockdown contra a pandemia do novo coronavírus, a economia italiana havia despencado 12,8% na comparação com o período entre janeiro e março.   

Em relação ao terceiro trimestre de 2019, o PIB da Itália registrou contração de 4,7% entre julho e setembro. Já o resultado acumulado de 2020 é de queda de 8,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.   

O governo italiano projetava iniciar a retomada da economia pós-lockdown no segundo semestre de 2020, mas, nas últimas semanas, foi forçado a impor novas medidas restritivas devido ao recrudescimento da pandemia, como o fechamento de academias e teatros e a limitação do funcionamento de bares e restaurantes.   

Além disso, algumas regiões já decretaram toque de recolher noturno, o que deve provocar efeitos no PIB do último trimestre.   

(ANSA).   

Veja também

+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel