Economia brasileira desacelera, mas cresce 0,4% no 2º trimestre

SÃO PAULO, 2 SET (ANSA) – O produto interno bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2025, na comparação com os três meses anteriores, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).   

Segundo o relatório, a expansão foi puxada pelos serviços (+0,6%) e pela indústria (+0,5%), enquanto a agropecuária apresentou contração mínima de 0,1%, totalizando um PIB de R$ 3,2 trilhões em valores correntes.   

O resultado representa uma desaceleração em relação ao primeiro trimestre, quando a economia cresceu 1,3%, mas está acima das estimativas do mercado, que projetava alta de 0,3%.   

O consumo das famílias avançou 0,5%, embora o consumo do governo (-0,6%) e a formação bruta de capital fixo (-2,2%) tenham apresentado queda.   

No setor externo, as exportações de bens e serviços subiram 0,7%, enquanto as importações caíram 2,9%.   

Já na comparação com o segundo trimestre de 2024, o PIB brasileiro avançou 2,2% entre abril e junho deste ano, com destaque para a agropecuária (+10,1%) ? serviços e indústria tiveram alta de 2% e 1,1%, respectivamente.   

Ainda segundo o IBGE, o produto interno bruto acumulado dos últimos quatro trimestres cresceu 3,2% em relação ao período anterior, e a economia apresentou alta de 2,5% no primeiro semestre, frente aos seis meses iniciais de 2024. (ANSA).