Eclipse Solar Parcial acontece neste sábado, 30

Crédito: Nasa

Registro de um Eclipse Solar Parcial pouco depois do nascer do Sol, atrás do prédio do Capitólio, em 10 de junho de 2021, visto a partir de Arlington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Neste dia, houve um Eclipse Solar Anular, mas o “anel de fogo” só foi completamente visível na Groenlândia, Norte da Rússia e Canadá (Crédito: Nasa)

Como em toda Lua Nova, Sol e Lua estarão alinhados no céu. Porém, neste sábado, dia 30, esse encontro será especial, pois teremos também um Eclipse Solar Parcial. Eclipses são espetáculos visuais de beleza ímpar, registrados desde os primórdios da civilização. No caso dos Eclipses Solares – que podem ser, além de Parciais, Anulares ou Totais – o que os torna ainda mais admiráveis é saber que são extremamente raros no universo.

Até o momento, não se sabe de outro planeta na imensidão do cosmos no qual seja possível admirar a sua estrela central ser encoberta por um astro com o mesmo diâmetro aparente. Esse efeito visual só vemos aqui na Terra por absoluta força do acaso: o Sol é cerca de 400 vezes maior que a Lua, porém, está aproximadamente 400 vezes mais distante. O resultado disso é o que nos encanta há milênios: Sol e Lua parecem mesmo feitos um para o outro, como um perfeito casal cósmico!


No caso dos Eclipses Solares Parciais, a Lua oculta apenas uma porção do disco solar. Neste sábado, por exemplo, o nosso astro-rei ficará com até 64% de seu corpo temporariamente obscurecido. Do ponto de vista astrológico, mesmo considerando o fato de que o evento não será visível no Brasil, o simbolismo dessa ocultação parcial é digno de nota. Acontecendo aos 10°28’ (lê-se 10 graus e 28 minutos, na linguagem da Trigonometria)  do signo de Touro, esse Eclipse Solar Parcial atinge especialmente aqueles que tiverem planetas pessoais ou pontos relevantes no seu mapa astral, entre os 5°28’ e os 15°28’ dos signos de Touro e Escorpião.

De qualquer forma, como em todo eclipse, sua abrangência simbólica é coletiva: os temas das casas astrológicas regidas por Touro e Escorpião, em todos os mapas astrais, ficam em evidência. Isso sem contar que, globalmente, viveremos um momento de intensa reflexão sobre temas taurinos e escorpianos: a dualidade entre o acúmulo de bens materiais e a necessidade de transformá-los ou reciclá-los, a sensorialidade e a sexualidade, o apego e a desapego, os recursos pessoais e os que dividimos com terceiros, o prazer imediato e a profundidade psíquica…. Ou seja, em uma linguagem psicanalítica bem freudiana, podemos dizer que viveremos a Eros e Thanatos, a pulsão de vida e a pulsão de morte, no mais amplo simbolismo!

Pois, para além dessa Lua Nova especial em Touro, é preciso também contemplar na análise astrológica o próximo eclipse, já que esses belos fenômenos astronômicos sempre acontecem em pares. Daqui a quinze dias, a Lua Cheia será igualmente especial, pois junto com ela haverá um Eclipse Lunar Total, aos 25°18’ de Escorpião. Dessa vez, o eclipse será plenamente visível no Brasil. Então, vale a pena esperar: os eclipses são conhecidos na astrologia por definir questões que vem se arrastando por muito tempo, precipitando mudanças súbitas e viradas de página.

Observe: o Eclipse Solar Parcial será visível apenas no sudoeste da América do Sul, Antártida e algumas áreas bem ao Sul dos oceanos Pacífico e Atlântico. O aspecto exato da Lua Nova acontece às 17h28 (horário de Brasília), com Sol e Lua na Constelação de Áries, na mesma longitude de Achird, a estrela Eta da Constelação de Cassiopéia.

Confira as dicas do astral e os efeitos desse Eclipse Solar Parcial para os diferentes signos do zodíaco. Se souber qual é o seu ascendente, leia também as tendências para ele.

Para entender a relação entre signo solar, ascendente e horóscopo, leia este artigo.

Não sabe o seu ascendente? Faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO e saiba a posição dos astros no momento do seu nascimento.

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: tenha mais atenção às finanças, ariano. Seja mais objetivo e bastante realista na hora de lidar com os seus valores, sem ter medo de abrir mão do que for supérfluo.

Touro: é importante manter a sua individualidade, taurino. Mas, não deixe de dar atenção também aos seus relacionamentos e as pessoas que você mais gosta.

Gêmeos: tenha mais atenção com o sua espiritualidade, geminiano. Paz de espírito e saúde mental são fundamentais.  Respeite os momentos de introspecção.

Câncer: é importante ver e rever os seus planos e projetos futuros, mantendo os seus pés no chão, canceriano. Perceba com quem você pode contar.

Leão: é importante equilibrar bem a sua vida pessoal e profissional, leonino. É hora de você saber exercer sua capacidade de gestão com sabedoria.

Virgem: esteja aberto a novos aprendizados, investindo em cursos e atividades intelectuais, virginiano. Aliás, também é bom ver e rever crenças e a sua relação com temas religiosos.

Libra: a sua intuição está extremamente aflorada, libriano. Por isso, é importante filtrar as suas relações e perceber quem você deve ter ao seu lado.

Escorpião: preserve a qualidade das suas relações, escorpiano. É importante que você seja compreensivo e compassivo nesse momento.

Sagitário: o momento pode trazer muito trabalho e uma rotina ainda mais atribulada. Não descuide da sua saúde, sagitariano.

Capricórnio: busque mais prazer nas atividades cotidianas, capricorniano. É importante que você estimule a sua criatividade para expressar melhor os seus talentos.

Aquário: não deixe de dar atenção aos assuntos mais íntimos e domésticos, aquariano. Sinta-se mais seguro junto a quem está mais próximo.

Peixes: aplique a intensa atividade mental em algo que seja produtivo, pisciano. É importante que você use o potencial comunicativo a seu favor.






Sobre o autor

Astróloga, taróloga, psicanalista e terapeuta holística, Virginia Gaia também ministra cursos e palestras para audiências variadas. Com presença constante como especialista em diversos meios de comunicação, é também colaboradora fixa de conteúdo em emissoras de rádio e TV, jornais, revistas e sites. Estudiosa das ciências herméticas, do ocultismo, de religião e mitologia comparada há mais de 20 anos, Virginia é também sexóloga profissional e, em sua abordagem terapêutica, une conceitos das áreas de desenvolvimento da espiritualidade, da afetividade e da sexualidade para estimular o estabelecimento e a manutenção de relacionamentos melhores.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2022 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.