Mundo

Ebrahim Raisi toma posse como presidente do Irã


TEERÃ, 3 AGO (ANSA) – O jurista ultraconservador Ebrahim Raisi tomou posse nesta terça-feira (3) como novo presidente do Irã.   

Aos 60 anos de idade, Raisi foi eleito em junho passado, com cerca de 62% dos votos válidos, para substituir o moderado Hassan Rohani em um mandato de quatro anos.   

A cerimônia de posse foi realizada em Teerã, após a aprovação do guia supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, e o novo presidente afirmou que os problemas do país “se devem, de um lado, à hostilidade dos inimigos, e de outro, a questões internas que minaram a confiança da população no sistema”.   

“A partir de hoje, meu governo fará um programa urgente e de curto prazo para remover os 10 problemas mais importantes do país, incluindo os de falta de orçamento, investimento, inflação, difusão do coronavírus e falta de água e eletricidade”, declarou.   

A ascensão de Raisi coincide com a tentativa do Irã de salvar seu acordo nuclear com as potências mundiais e se livrar das sanções dos Estados Unidos, que afundaram o país em uma severa crise econômica.   

O campo ultraconservador nunca confiou no tratado costurado por Rohani, que se tornou alvo de críticas após o ex-presidente dos EUA Donald Trump ter rompido o acordo e reintroduzido sanções.   

Além disso, o Irã foi duramente atingido pela pandemia do novo coronavírus e contabiliza quase 4 milhões de casos e cerca de 91,8 mil mortes. (ANSA).   

Veja também
+Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin, revela que fez cirurgia na vagina
+ Vídeos mostram pessoas preparando saladas com Cheetos no TikTok
+ Mulher e filho de Schumacher falam sobre saúde do ex-piloto
+ Carvão “gourmet” que não suja as mãos vira meme nas rede sociais; ouça
+ Mãe encontra filho de 2 anos morto com bilhete ao lado ao chegar em casa
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago