VATICANO, 19 JAN (ANSA) – O papa Francisco defendeu neste domingo (19) a solução dos dois Estados como única saída definitiva para o conflito no Oriente Médio.
A declaração foi dada em entrevista ao programa “Che tempo che fa”, da emissora italiana Nove, após o apresentador Fabio Fazio questionar se o pontífice acreditava na convivência pacífica entre Israel e um Estado palestino.
“A possibilidade existe, acredito que é a única solução”, disse o Papa, acrescentando que “alguns têm disponibilidade” para o diálogo, mas “outros não”.
“Precisamos convencer com aquela retórica suave. Para fazer a paz, muitas vezes se perde alguma coisa, mas depois se ganha mais”, salientou Francisco.
A entrevista foi realizada no primeiro dia de cessar-fogo entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, que já levou à libertação de três reféns israelenses e 90 prisioneiros palestinos.
A expectativa é de que a fase inicial do acordo dure pelo menos 42 dias e englobe a soltura de 33 reféns pelo Hamas e quase 2 mil detentos por Israel. (ANSA).