A jornalista e escritora Milly Lacombe publicou um vídeo nas redes sociais, na noite desta terça-feira, 16, para falar sobre o cancelamento da sua participação na “Flim – Festa Litero Musical”, que será realizada em São José dos Campos.
Segundo Milly, a decisão foi tomada por questões de segurança, após receber ameaças de extremistas motivadas pela repercussão de um trecho de entrevista que viralizou nas redes sociais. “Foram muitas ameaças. Não poder participar de uma feira literária é uma derrota para todos que lutam por um mundo da livre expressão”, afirmou.
Ela explicou que participaria de uma mesa de debates ao lado dos escritores Cuti e Xico Sá, sobre o tema “nós e o outro”. Para Milly, a impossibilidade de estar presente representa uma perda pessoal e também coletiva. “Eu ia para a feira fazer uma mesa muito linda, ia ser um debate muito rico. Mas a minha participação passou a ser um risco à minha segurança”, disse.
No vídeo, a escritora também falou sobre sua trajetória pessoal como mulher lésbica e as dificuldades enfrentadas por pessoas LGBTQIAP+ dentro de famílias tradicionais brasileiras.
Milly destacou que sua fala foi tirada de contexto para alimentar discursos de ódio. “O que eu disse foi manipulado. Fizeram de tudo para que esse vídeo servisse à fúria da extrema-direita. A repercussão tomou grandes proporções e inviabilizou minha participação na Flim”, explicou.
Apesar do episódio, Milly reforçou que seguirá na luta por justiça social: “A vitória não é imediata, mas a gente continua buscando um mundo mais justo e igualitário”.
Ver essa foto no Instagram
Apoio de Xico Sá e equipe de curadoria
O jornalista e escritor Xico Sá, junto à equipe de curadoria da Festa Litero Musical (Flim), anunciou na noite desta terça-feira (16) que abandonaram os trabalhos à frente do evento em São José dos Campos, interior de São Paulo.
A decisão ocorre em apoio à jornalista Milly Lacombe, cuja participação no festival foi cancelada pelo Prefeito da cidade após repercussão de declarações da escritora sobre o conceito de família tradicional, dadas no podcast “Louva a Deusa” no fim de julho.
Em postagem nas redes sociais, Xico Sá declarou: “Deixo aqui todo apoio e solidariedade à jornalista Milly Lacombe, censurada e silenciada politicamente (a pedido da extrema-direita) pela Prefeitura de São José dos Campos. Como convidado do mesmo evento cultural, comunico, em protesto, o cancelamento da minha participação”.
As curadoras da Flim também se manifestaram. Bia Mantovani, uma das responsáveis pela curadoria, publicou: “É com muita indignação e revolta que nós, curadoras da 11ª Festa Lítero Musical de São José dos Campos – FLIM, comunicamos a nossa retirada da curadoria da festa que estava prevista para iniciar nesta sexta-feira, 19 de setembro”.
Ver essa foto no Instagram