Ganhar os troféus de melhor jogador do campeonato francês e de melhor jovem na mesma temporada foi inesperado, disse Kylian Mbappé em uma entrevista à AFP, neste domingo (19), durante a cerimônia de premiação da União Nacional de Jogadores de Futebol Profissional (UNFP) de seu país.

Também se mostrou orgulhoso por estar disputando a Bota de Ouro como artilheiro do campeonato europeu com Leo Messi, do Barcelona, que terminou a temporada com 36 gols na Espanha. Mbappé acumula 32, faltando ainda uma partida em Reims no fim de semana.

O atacante do PSG sucede ao companheiro Neymar no título de melhor jogador da Ligue 1. Além do brasileiro, Mbappé superou na votação final desta temporada Ángel Di María (PSG), Nicolas Pépé (Lille) e Hatem Ben Arfa (Rennes).

O campeão mundial francês, de 20 anos, também ganhou pela terceira vez consecutiva o troféu de melhor jovem do campeonato, um recorde.

P: O que significa ser o primeiro jogador de Ligue 1 a ganhar o troféu de melhor jogador e de melhor jovem na mesma temporada?

R: “Estou muito feliz. Foi um grande ano, em que tive mais responsabilidades. Não previ isso no início da temporada. Espero que isso continue assim. Vivo para isso. Espero que no próximo ano dê outro passo à frente na minha carreira para continuar meu progresso e tentar me colocar ao lado dos grandes”.

P: Ainda é possível ganhar a Bota de Ouro depois dos dois gols de Messi contra o Eibar neste domingo, ficando agora com quatro de vantagem?

R: “Eu o vi. Vou dar tudo até o final. Mas, além da Bota de Ouro, está a vontade de terminar o melhor possível a temporada. Está claro que vou dar tudo. Digo a mim mesmo que, se perder, vai ser contra Lionel Messi, um dos melhores jogadores da história. Posso dizer que lutei até a última partida e isso é um orgulho também. Mas ainda não acabou”.

P: Lamenta ter tido menos partidas para vencer esse desafio, por conta de sua expulsão na final da Copa da França no final de abril, que levou à sua punição em três partidas?

R: “Sim e não, já que foi minha culpa. Você lamenta algo quando não teve culpa. Quando cometeu um erro, sabe que errou, então não pode lamentar ter tido menos partidas”.

P: A Bola de Ouro no final do também parece muito difícil.

R: “Vai ser complicado. A Bola de Ouro se dá por um ano natural… Mas perdi pontos com a Liga dos Campeões (o PSG foi eliminado nas oitavas pelo Manchester United). Vamos ver o que acontece”.

yk/psr/mcd/tt