É possível queimar calorias durante o sono, afirmam cientistas

Além de contar calorias durante o dia, muitas pessoas abrem mão do tempo de qualidade na cama para encaixar o exercício matinal. E se você é uma delas, já pode ter se perguntado se dormir também é uma forma de queimar calorias.

+ Por que o sono é importante para manter nossos genes saudáveis?

+ 6 razões pelas quais você está engordando

Humanos passam aproximadamente metade de suas vidas dormindo. E além do descanso, o organismo usa o sono como um período de fortalecimento e reparos, fazendo com que o sistema imunológico trabalhe à exaustão. 

“Mesmo enquanto dormimos, energia é gasta para manter a função de órgãos vitais, como coração, cérebro, pulmões, rins, fígado e sistema nervoso”, explica a especialista em ciência da nutrição e saúde intestinal Claire Murray à “Live Science”, de onde são as informações. “Nosso corpo usa energia durante o sono para reparar órgãos, músculos e tecidos e limpar o cérebro de toxinas.” Isso significa que, sim, seu corpo é capaz de queimar calorias enquanto você dorme.

Como o corpo queima calorias durante o sono?

Claire explica que todos os processos que ocorrem dentro do organismo precisam de energia. “Respiração, circulação, digestão, função cerebral, regulação da temperatura e renovação e reparo celular”, pontua. E o corpo humano queima calorias constantemente, mesmo quando não está em movimento.

Segundo um estudo da Fundação do Sono dos Estados Unidos, adultos queimam cerca de 50 calorias por hora enquanto dormem. Ao comparar com a média de sete horas de sono por noite, são 350 calorias queimadas sem nenhum esforço. No entanto, esses números dependem dos hábitos alimentares, de exercícios e da taxa metabólica basal (TMB) — o que a especialista descreve como “o número de calorias que precisamos para existir sem influências externas, como movimento e exercício”de cada pessoa.

Fatores que afetam a queima de calorias durante o sono

Altura, peso e gênero

Quanto maior for o corpo de uma pessoa, mais calorias ela precisa para funcionar. Geralmente, homens têm uma TMB mais alta do que as mulheres.

Idade

Crianças têm um metabolismo mais alto enquanto crescem, mas ele diminui juntamente com suas necessidades calóricas quando elas atingem a idade adulta.

Exercícios físicos

Os músculos queimam mais calorias do que a gordura, então as pessoas que estão em forma e se exercitam regularmente — principalmente com treinamento de força — queimam mais calorias, mesmo em repouso. 

Cafeína

A cafeína é um estimulante, e o aumento de energia que ela causa pode fazer com que você se movimente mais. Além disso, seu efeito termogênico aumenta os processos metabólicos.

Dieta

O efeito térmico dos alimentos (TEF), é definido como a energia necessária para digerir, absorver e descartar os nutrientes ingeridos; e cerca de 10 a 15% das calorias consumidas são utilizadas na metabolização dos alimentos. Isso significa que comer e utilizar os alimentos que você consome requer energia. 

Hormônios e condições médicas

Condições como gravidez, lactação, menopausa, hipotireoidismo ou hipertireoidismo e outras também podem afetar suas necessidades calóricas.