Sempre sinto muita dor nos seios antes da menstruação. Isso é uma coisa normal?

*Pergunta enviada pela leitora Julia F.

Conhecido também como mastalgia, a dor nos seios antes da menstruação pode ser dividida em cíclico, que está diretamente ligada com o período menstrual, e acíclico, sem relação com o ciclo.

“Alterações hormonais ou nutricionais, como a ingestão de muito café, e até psicológicas, como o estresse emocional, podem ser as principais causas”, explica Maria Julia Calas, mastologista e médica radiologista da Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI), do Rio de Janeiro. “O primeiro passo é acalmar a paciente, explicando que essa condição é benigna e que não há aumento no risco de desenvolver um câncer de mama. Ela geralmente desaparece dentro de alguns dias. No caso de dores intensas, é recomendado procurar o médico para realizar exames ginecológicos para diagnóstico e tratamento correto”, orienta.

Leia mais

Prótese de silicone nos seios: posso abandonar o sutiã?
5 fatos que toda mulher deveria saber sobre os seus ovários
Estudo revela o que a insônia tem a ver com o câncer de mama

Para resolver o problema pontualmente, analgésicos podem ser prescritos, mas, no longo prazo, é bom investir em mudanças simples de hábito, que geralmente já resolvem, como uma dieta com menos gorduras, menor consumo de cafeína ou abandono do cigarro.

Se não são os seios, o que pode ser?

A mastalgia acíclica e extramamária tem vários tipos de causas, como cistos (conhecidos como os tumores benignos e que as mulheres não devem se preocupar), trauma no tórax, herpes zoster, fibromialgia, dor no ombro, refluxo gastroesofágico, cálculos na vesícula, infecção da mama chamada mastite e até algumas medicações hormonais.

Tempo normal de dor nos seios

De um a quatro dias é o período que costuma durar a mastalgia cíclica, que ocorre na fase pré-menstrual. Algumas mulheres, contudo, podem sentir dores de moderada e intensa com duração de 4 a 14 dias antes de menstruar.

Participe

Todo mês a WH Brasil busca especialistas para responder as dúvidas de seus leitores. Mande também a sua pergunta para perguntewh@revistawh.com.br. Ah, pode ser sobre qualquer tema!