A semana

E ela não tem 20 anos…

Crédito:  Presley Ann/Getty Images for Audi/AFP

REALIDADE A artista plástica Alexandra Grant e o ator Keanu Reeves: comoção na internet (Crédito: Presley Ann/Getty Images for Audi/AFP)

Há uma regra entre os atores de Hollywood que vale até mesmo para aqueles que já passaram de meio século de vida: se é para namorar, a relação tem de ser com mulher bastante jovem, no patamar dos 20 anos. Indo na contramão desse costume, inevitavelmente causou bastante comoção na internet a aparição pública do ator Keanu Reeves com a sua namorada, a artista plástica Alexandra Grant. Há pelo menos duas décadas que Reeves, protagonosita de “Matrix e John Wick”, vive solitariamente. Ele está com 55 anos. E eis que surge quebrando a norma consagrada: Alexandra tem 46. Juntos, eles visitaram o Museu de Los Angeles de Filmes de Arte. Certamente, o casal merece melhor sorte do que namorados que se envolvem em efêmeros romances somente para atrair os holefotes e tentar iludir o público de que, para eles, a idade nunca avaça.

Câmara dos deputados
Augusto Heleno derrapa nas palavras

Caiu mal, muito mal, a derrapagem nas palavras que o general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, deu na audiência pública da qual participou na Câmara dos Deputados. Primeira escorregada: chamou o golpe militar de 1964 de “contrarrevolução”. Na época, os militares depuseram João Goulart (democraticamente eleito), tomaram o poder, rasgaram a Constituição e instauraram a ditadura. Isso é golpe. Segunda escorregada: discutindo com a deputada Sâmia Bonfim, do PSOL, Heleno perguntou: “Você vai me torturar?”. Ninguém do PSOL nunca torturou ninguém. Já no regime militar a tortura se tornou política de Estado.

Meio ambiente
O e-mail que salvaria vidas

Mauro Pimentel / AFP

Uma reportagem do “The Wall Street Journal” revelou que um e-mail anônimo enviado a executivos da Vale do Rio Doce, duas semanas antes do desastre de Brumadinho, em janeiro, alertava a empresa de que as barragens estavam “no limite”. A mensagem com o assunto “A Verdade” foi endereçadaao então presidente da mineradora, Fabio Schvartsman, ao diretor financeiro e a outros executivos de alto escalão. A empresa reconheceu a existência do e-mail, mas disse que não continha detalhes técnicos e que não se referia especificamente à barragem de Brumadinho. Segundo o jornal, a preocupação de Schvartsman foi descobrir quem enviou a mensagem, o que diz muito sobre o que é importante para a Vale. O desastre resultou
na morte de 270 pessoas — o mais mortal em 50 anos.

Rede social
Damares no Tinder

Divulgação

Uma bem humorada Damares Alves afirmou durante o lançamento do programa “Vida Saudável”, na modalidade Estratégia Brasil é Amigo da Pessoa Idosa, que está usando o Tinder. Trata-se de um aplicativo de encontros, para conseguir um parceiro. “Eu posso, sou uma jovem senhora, quase idosa”, disse a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A declaração veio após Damares ter sido indagada sobre os seus planos para a terceira idade.

Medicina
Progresso contra o HIV

Pela primeira vez em vinte anos, um subtipo do vírus HIV foi identificado. A descoberta, feita pela divisão de pesquisas da empresa de equipamentos médicos Abbott e publicada na revista científica “JAIDS”, é um progresso importante: traz informações detalhadas sobre o HIV do grupo M, responsável por 90% dos casos de Aids em todo o mundo. A partir desse estudo, é possível que os cientistas desenvolvam novos medicamentos para tratar a doença. No mundo, cerca de 37 milhões de pessoas vivem com HIV e podem enxergar nessa revelação uma boa notícia.