A internet se tornou uma grande aliada dos novos empreendedores. Isso porque o desenvolvimento de ferramentas digitais e a expansão dos meios de conexão impulsionaram o comércio eletrônico.

Contudo, contrariando o que se pensa, abrir uma loja online não é tão fácil como parece. Plataformas de vendas precisam ser muito bem projetadas para funcionar adequadamente – em outras palavras, ganhar a confiando dos clientes e evitar dores de cabeça aos donos do negócio.

“As empresas precisam adotar um sistema de vendas eficiente, além de mecanismos que protejam os dados dos consumidores. Ataques hackers acontecem o tempo todo na internet”, afirma, Mayke Garbo, especialista em negócios digitais, marketing e importação.

Na visão de Garbo, antes de elaborar estratégias de marketing digital e realizar promoções atrativas, os empreendedores digitais precisam fortalecer o site de vendas.

Confira, a seguir, cuidados que as plataformas de e-commerce precisam ter para o bom funcionamento, segundo Garbo:

Sistema de controle de vendas

A empresa precisa ter um sistema de controle de vendas vinculado às transações realizadas na plataforma digital. Sem isso, é muito difícil controlar o estoque. Na falta do produto, o site precisa indicar a indisponibilidade automaticamente. O cliente não pode efetuar a comprar e depois receber um e-mail com a informação de que a mercadoria não poderá ser entregue.

Segurança de dados

Ataques hackers são muito frequentes. Os principais alvos, inclusive, são instituições financeiras e varejo. Sendo assim, as plataformas de vendas precisam ter um sistema de proteção. Além disso, em caso de vazamento de dados, a empresa pode ser sancionada, uma vez que, segundo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), é obrigação do estabelecimento armazenar, de forma segura, as informações dos clientes.

E-commerce: Mayke Garbo explica por que vender na internet não é tão fácil como parece

Plataforma profissional

Vai abrir um e-commerce? Então, invista em uma plataforma profissional. O site precisa ser funcional. O que quero dizer é que o cliente não pode ficar travado na página ou ter muita dificuldade para encontrar o produto desejado. Problemas no checkout também devem ser evitados. Portanto, a melhor maneira de conquistar clientes e ganhar a confiança do mercado é dispondo de uma plataforma cujas operações ocorram sem sobressaltos.