04/04/2018 - 14:41
O príncipe Philip, duque de Edimburgo e marido da rainha Elizabeth II da Inglaterra, de 96 anos, foi submetido com sucesso a uma cirurgia no quadril nesta quarta-feira e permanecerá internado vários dias, anunciou o palácio de Buckingham.
“O duque de Edimburgo passou por uma operação bem-sucedida de substituição de prótese no quadril e está se recuperando satisfatoriamente neste momento”, declarou o palácio em um comunicado.
“Sua Alteza Real deve permanecer hospitalizada por vários dias. Ele se sente bem e está de bom humor”, indica o texto.
A operação foi realizada sob anestesia geral, segundo a imprensa britânica. Em 1995, a rainha-mãe, mãe de Elizabeth II, foi hospitalizada por três semanas após passar por uma operação de substituição de prótese no quadril, aos 95 anos de idade.
O príncipe Philip não compareceu ao serviço religioso do domingo de Páscoa. Na semana passada, também cancelou um compromisso porque não estava bem, segundo a imprensa britânica.
O duque de Edimburgo aposentou-se como consorte real em agosto de 2017, tendo participado em mais de 22.000 eventos públicos oficiais desde a coroação de sua esposa em 1952.
No entanto, ele não se retirou completamente da vida pública e continua acompanhando a rainha, quando deseja, em algumas aparições públicas.
Padrinho, presidente ou membro de mais de 780 organizações, continua a apoiá-las, mas já “não desempenhará um papel ativo participando de eventos”, indicou o palácio na época.
A casa real britânica ressaltou que essa decisão não tinha nada a ver com questões de saúde e que recebera todo o apoio da rainha Elizabeth.
Em junho de 2017, Philip foi internado para ser tratado por “uma infecção relacionada a uma patologia existente”.
A rainha Elizabeth II, que aos 91 é a decana mundial dos monarcas, também reduziu suas aparições públicas, embora não planeje abdicar ao trono. Seu filho e herdeiro, o príncipe Charles, representa-a cada vez mais em suas viagens ao exterior, assim como seus netos William e Harry.