Duque de Caxias – Representantes da Prefeitura de Duque de Caxias participaram nesta quinta-feira, 17, da reunião final para organização do 20º Simulado Processo Apell Campos Elíseos. Estiveram presentes servidores da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, Obras, Assistência Social e Direitos Humanos. O objetivo do evento é acertar todos os pontos necessários para o simulado que reunirá cerca de 3,5 mil pessoas no próximo dia 26.

Segundo o diretor executivo, Jorge Rezende, o Processo Apell é recomendado pela ONU para treinamento da população do entorno de áreas de risco.

“O nosso treinamento contempla todas as localidades dentro do segundo distrito, principalmente Campos Elíseos e bairros próximos. De acordo com a simulação de emergência, por exemplo, aquela comunidade que seria impactada é treinada e retirada de casa para saber como proceder em caso de uma eventual necessidade real”, destacou Jorge.

Rezende ainda explicou que a população do bairro Ana Clara foi avisada com antecedência através da distribuição de folhetos, carros de som e do trabalho de divulgação das próprias lideranças, que têm a responsabilidade de prevenir a comunidade do que vai acontecer no próximo dia 26.

“Precisamos garantir que não haja nenhum tipo de surpresa e que as pessoas saibam que é um treinamento. Em uma situação normal, temos distribuídos dentro da comunidade 80 telefones celulares administrados e pagos pela ASSECAMPE para essa comunicação com as lideranças e coordenadores de grupos para que eles saibam o que está acontecendo em uma situação de emergência ou em um acidente com vítimas,” disse.

Feliz em participar pela oitava vez do simulado, a voluntária Jusélia de Oliveira Daniel, de 68 anos, relatou que viaja para o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para ajudar índios nestas regiões. Ela ainda contou que é líder comunitária do bairro Lote XV.

“Eu tenho o propósito de ajudar o próximo. Somos treinadas para dar apoio às vítimas durante o simulado. Tenho a responsabilidade de ajudar as crianças e os adolescentes nestas situações de emergência”, contou Jusélia.

O subsecretário municipal de Defesa Civil de Duque de Caxias, André Luís Xavier, finalizou a reunião parabenizando a todos os presentes pelo empenho e dedicação.

“É muito importante a participação de todos. Vejo que existe muita vontade de fazer o bem pelo próximo. Vocês são treinados e tenho certeza de que a ação será um sucesso”, declarou André.