Prelúdio dos filmes de Denis Villeneuve e baseada nos livros de Frank Herbert, Duna: A Profecia estreia neste domingo, 17, no canal pago HBO, trazendo uma nova perspectiva para a história da franquia.

A série se passa milhares de anos antes dos longas estrelados por Timothée Chalamet e Zendaya, mostrando a solidificação de um importante grupo político do império galáctico.

Em Duna, uma guerra entre humanos e máquinas de raciocínio independente resultou no banimento de todos os computadores de inteligência artificial pela galáxia. Embora a tecnologia ainda exista, ela é quase toda analógica. Além disso, diferentes tipos de cálculo agora são feitos por humanos treinados como os mentat, computadores humanos capazes de raciocinar operações e prever cenários complicados em questão de segundos.

O comando desse cenário fica a cargo do Imperium, governo formado após a derrota das máquinas. Monarquista e hereditário, esse sistema também se divide em grandes casas nobres, cujos líderes têm diferentes graus de influência.

Os eventos de Duna: A Profecia acontecem cerca de 10 mil anos antes da história de Duna – Parte Um (2021) e poucos anos depois da guerra entre humanos e máquinas, com um Imperium ainda jovem, cujas estruturas ainda estão se estabelecendo. A série retrata a ascensão das Bene Gesserit como uma força influente no império e suas tramas para controlar o futuro da humanidade.

A série, que tem produção executiva de Villeneuve, mostrará a influência milenar das Bene Gesserit sobre o Imperium e como a irmandade foi capaz de moldar os eventos dos livros e filmes por meio de casamentos, negócios e seus poderes místicos e sua capacidade de presciência passados de mestre para aluna por gerações.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.