A partida da Liga dos Campeões entre o Shakhtar Donetsk ucraniano e o Lyon francês, previsto inicialmente para 12 de dezembro em Carcóvia, será disputado em Kiev, anunciou nesta quarta-feria o Shakhtar em seu site.

“Por decisão da Uefa, a partida de Liga dos Campeões contra o Lyon será organizada no estádio Olímpico de Kiev”, informou o clube. Carcóvia, segunda maior cidade da Ucrânia e habitual sede dos jogos do Shakhtar, se encontra sob lei marcial imposta recentemente pelas autoridades ucranianas.

A Uefa não comunicou oficialmente essa informação, mas apresenta a partida em Kiev na programação em seu site.

“Nenhuma partida da Uefa poderá se disputada em lugares onde a lei marcial está em vigor”, explicou nesta segunda-feira o responsável pelas competições da entidade europeia, Giorgio Marchetti.

O duelo entre Lyon e Shakhtar é decisivo para a ambição de ambas as equipes de avançar às oitavas de final da champions pelo Grupo F.

“Não é sensato, porque o estádio Olímpico de Kiev deverá sediar dois jogos em dois dias, já que o Dínamo de Kiev jogará na quinta-feira pela Liga Europa e a gente na quarta-feira”, analisou o presidente do clube francês, Jean-Michel Aulas.

As tensões entre Moscou e Kiev aumentaram na última semana, após três navios de guerra ucranianos serem capturados por forças russas no Mar Negro e 24 marinheiros ucranianos serem presos.

Moscou acusa os prisioneiros de terem entrado ilegalmente em águas russas. Já a Ucrânia denuncia um “ato de agressão” e implementou como resposta a lei marcial em várias regiões fronteiriças.

bur-tbm/iga/am