Duelo direto contra rebaixamento e Goiás de olho no G-4 abrem 36ª rodada da Série B

A antepenúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro terá seu pontapé inicial nesta sexta-feira, quando as brigas por acesso e rebaixamento irão esquentar. Tentando voltar ao G-4, o Goiás encara o Cuiabá, enquanto Athletic-MG e Ferroviária fazem o ‘jogo da vida’ na competição nacional.

A primeira ‘decisão da noite’ começa às 19h, quando o Athletic-MG tenta deixar a zona de rebaixamento diante da Ferroviária, na Arena Sicredi. Com 37 pontos, o time mineiro abre o Z-4 e está três atrás do adversário da rodada, em 15°. Em caso de vitória, o time da casa ultrapassa os paulistas no número de vitórias, já que tem duas a mais em relação ao rival (10 a 8). Do outro lado, a Ferroviária praticamente anula as chances de degola se vencer fora de casa.

Pouco mais tarde, às 21h30, o Goiás tenta se manter vivo na briga pelo acesso diante do Cuiabá, na Arena Pantanal. Com 55 pontos, o time goiano inicia a rodada na sétima colocação, mas está apenas um atrás do Athletico-PR, primeiro time no G-4. Do outro lado, com 50, o time da casa é o 11° e praticamente não tem mais chances de acesso.

A rodada segue no sábado, com mais três jogos. A partir das 16h, Novorizontino e Remo fazem mais um duelo direto por acesso no estádio Jorge de Biasi. Mais tarde, às 18h30, o Athletico-PR encara o Volta Redonda, na Arena da Baixada, pouco antes do confronto entre Vila Nova e Avaí, às 20h30, no Onésio Brasileiro Alvarenga – OBA – em Goiânia (GO).

No domingo, a partir das 17h, a emoção segue com o encontro entre Criciúma e Atlético-GO, no Heriberto Hülse. A partir das 18h30, é a vez de CRB e Operário-PR medirem forças no Rei Pelé, em Maceió (AL). Logo depois, às 20h30, o líder Coritiba pode confirmar o acesso diante do rebaixado Paysandu, no estádio da Curuzu, em Belém.

Pela última vez na temporada, já que as duas últimas rodadas serão disputadas de maneira simultânea, a 36ª rodada se encerra na segunda-feira, com mais dois jogos. A partir das 19h, a Chapecoense também pode garantir uma vaga na Série A diante do América-MG, na Arena Condá, enquanto Botafogo e Amazonas fazem um duelo de desesperados na Arena Nicnet, às 21h30.

Antes do início desta rodada, faltam três jogos para cada time, portanto, com nove pontos em disputa. O Coritiba lidera com 61 pontos, seguido por Chapecoense e Remo, com 58, com o Athletico fechando o G-4, com 56. O Novorizontino também tem a mesma pontuação (56), porém, menor número de vitórias – 16 a 14. Criciúma e Goiás também aparecem perto do G-4 com 55 pontos.

Na outra parte da tabela, o Paysandu, lanterna com 27, está rebaixado, acompanhado dentro do Z-4 por Volta Redonda (34), Amazonas (35) e Athletic-MG (37). Dois clubes paulistas continuam ameaçados: o Botafogo, com 38, e a Ferroviária, com 40.