Batizado de Survivor, o instituto de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica foi inaugurado nesta terça-feira (15) por Duda Reis. A atriz, de 20 anos, publicou um vídeo em seu Instagram no qual relata o objetivo do projeto, além de citar como exemplo os abusos que ela afirma ter sofrido quando mantinha um relacionamento com o cantor Nego do Borel.

“Muito feliz de apresentar para vocês o Survivor! Nosso instituto buscará trazer novas oportunidades de ressignificar o trauma às mulheres que carregam dores que são de todas nós e que darão apoio através de diversos vieses diferentes para todas essas sobreviventes, que é o que somos. A violência contra as mulheres, tão naturalizada pela nossa sociedade, marca a vida de tantas de nós desde muito novas. Para você, mulher, que já passou ou passa por qualquer tipo de violência, gostaria (como vítima também) de reiterar que você não é definida por esse ou esses episódios, eles são apenas um único capítulo de um livro inteiro que você é. A luta é de todas nós. Contem com o nosso apoio, o apoio do Survivor junto com uma equipe multidisciplinar”, escreveu ela na legenda.

Na inauguração do instituto, uma parceria com a advogada Izabella Borges, Duda fez um breve discurso de todo o processo, desde o período do que ela chamou de ‘relacionamento abusivo’ até o recomeço, no qual ela afirma ter sido ‘muito julgada’.

“Eu sou a Duda. Sou atriz e trabalho com rede social. Eu passei por um relacionamento abusivo de três anos, onde sofri violência doméstica, psicológica e sexual também. Ano passado eu consegui criar forças para sair… é muito curioso como a sociedade idealiza a vítima. Eu fui muito julgada por sair com as minhas amigas e tentar recomeçar. As pessoas esperam que a vítima fique trancada no quarto durante milhares de anos e que nunca saia, sendo que não. Eu sou uma sobrevivente, vou honrar isso, e achei um propósito na minha dor”, declarou.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias