Ducati apresenta moto da temporada 2026 em evento na Itália

MADONNA DI CAMPIGLIO, 19 JAN (ANSA) – Em um evento organizado em Madonna di Campiglio, na Itália, a Ducati apresentou nesta segunda-feira (19) a moto que será utilizada pelos pilotos Marc Márquez e Francesco Bagnaia na temporada 2026 da MotoGP.   

Para celebrar o seu centenário, a marca de Borgo Panigale entrará nas pistas com uma moto predominantemente vermelha, mas cujo tom da pintura é inspirado em modelos clássicos da fabricante, como a Ducati 60 e a Marianna. O design é complementado por algumas listras brancas, que realçam o estilo retrô.   

De acordo com Davide Barana, diretor técnico da Ducati, a nova moto apresenta algumas novidades em relação ao modelo do ano passado. No entanto, ele admitiu que a equipe segue trabalhando no desempenho do motor, buscando “uma entrega de potência mais suave”, além de melhorias na velocidade máxima e na aerodinâmica.   

Márquez e Bagnaia voltarão a formar a parceria mais estrelada e vitoriosa do grid em 2026, já que, juntos, somam 12 títulos mundiais, sendo nove na MotoGP. Atual campeão, o espanhol perdeu as últimas etapas da temporada de 2025 em razão de uma lesão no ombro, enquanto o italiano viveu um campeonato marcado por muita instabilidade.   

“Estou me recuperando da lesão para estar em ótima forma.   

Recuperar a confiança na pilotagem após a lesão é meu primeiro objetivo e, depois, dar um show na pista com a Ducati, cujas cores tentarei honrar da melhor maneira possível novamente este ano. Nos primeiros treinos com a moto, as sensações foram mais do que positivas”, afirmou Márquez.   

Bagnaia, por sua vez, avaliou que deixou para trás “um ano desafiador, mas que ensinou muito” dentro e fora das pistas. O piloto acrescentou que a temporada de 2026 terá um “significado especial”, principalmente por marcar o centenário da Ducati.   

(ANSA).