Dubai, o lugar onde a grana é mesmo plástica

Dubai, o lugar onde a grana é mesmo plástica

Arquétipo feérico das mil e uma noites, forjada a ferro e aço, movida por carros de alta vaidade e a moral dos milhões, ela está sempre inundada de Dólares, Euros e Bitcoins.

Se há um lugar onde a grana é mesmo plástica, este é o lugar. Aqui tudo brilha, até o brilho. E brilha até a noite, sempre insustentavelmente iluminada, crescendo devastadoramente sem nunca parar, inspirando sempre, até ao próximo crash da bolsa sem valores; da economia, da civilização ou nenhum deles; de acordo com o rigor maldito dos especuladores globais.

Os seus arranha céus de vidro espelhado são a metáfora perfeita para aquelas “leis” que determinam como canônico o crescimento permanente da economia humana. Como se todos estivéssemos destinados a rebentar, vítimas de uma inexplicável explosão de superávits, olhando serenamente o horizonte sustentável, quietos e sorrindo, sem qualquer pudor.

A cidade vive embriagada numa lei seca de faz de conta, se enfurecendo verticalmente, galgando terra ao deserto, trocando areia por concreto, como quem vende sonhos e água doce.

Geneticamente predestinada, ela se extinguirá ciclicamente, com a mesma certeza com que a areia se cristaliza em rosas de rocha; feitas da mesma beleza inodora e sem cor que decora as fachadas de seus edifícios públicos.

Nem precisava ter, porque ela é. A cidade é uma permanente Exposição Universal. Uma has been to be. Uma atriz beata,  uma diva caricata, ao mesmo tempo velha e jovem, de Hollywood e Bollywood. Toda Marlene, toda Bergman. Sem Bogart, nem Garbo.

Como conta o poema de Fazza, esses foram três dias mágicos na minha vida; e durante esses três dias mágicos, eu me apaixonei e amei a cidade; durante três dias mágicos, dias sem explicação.


Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais


Sobre o autor

Fundador da Informacion Capital Consulting e Diretor da Câmara de Comércio e Industria Luso Brasileira em Lisboa onde coordena o comité de Trade Finance é o autor do estudo "O Potencial de Expansão das Exportações Brasileiras para Portugal”. Atua atualmente como investidor e consultor, estando envolvido em projetos de intercâmbio internacional nas áreas do comércio, tecnologia e real estate. Vive com um pé em cada lado do Atlântico, entre São Paulo e Lisboa. É autor e colunista na imprensa internacional sobre temas de investimento, importação e exportação e inteligência de mercado. É um entusiasta da cultura e da língua portuguesa.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.