Dubai, cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos, está na moda não apenas por oferecer uma variedade de hotéis exuberantes, arquitetura ousada, destinos turísticos e opções gastronômicas surpreendentes. Ela também tem atraído brasileiros ávidos por estreitar relações comerciais, aprender ou aperfeiçoar o inglês e até mesmo como uma escala para os nômades digitais. De acordo com dados do Dubai Economy and Tourism Departament, o Brasil, hoje, faz parte do Top 20 no ranking de países que enviam viajantes para Dubai. Só nos primeiros três meses deste ano, mais de 40 mil brasileiros viajaram para lá.

Diferentemente de outros destinos do mundo, para se realizar intercâmbio em Dubai não é necessário comprovar renda ou comprar passagem de volta ao país de origem. “A própria escola solicita o visto. O intercambista recebe identidade de residente dos Emirados, que inclui seguro médico básico e ainda, pode abrir conta bancária”, explica Daiana Biondo, gerente de negócios da escola de inglês ES Dubai. Pesquisa do Ministério das Relações Exteriores mostra que existem atualmente 56.264 brasileiros vivendo no Oriente Médio. Especificamente nos Emirados Árabes Unidos, de acordo com embaixada do Brasil em Abu Dhabi, residem 5.500 brasileiros. No quesito bem-estar, Dubai está entre as cidades mais seguras do mundo e é amigável para os ocidentais. “É um lugar multicultural, (85% da população é composta por estrangeiros de diversas nacionalidades), de clima agradável, muita segurança e onde se valoriza a tolerância entre as culturas e etnias”, declara Claudia Leite, que vive em Dubai há 15 anos e montou a A CLA Tourism em sociedade com o árabe Abdulla Alhussam para receber empresários de todo o mundo na cidade.

EVIDÊNCIA Karla Haimenis acredita que o multiculturalismo, aliado à facilidade de visto torna o lugar cada vez mais atraente (Crédito:Thiago Bernardes)

Pelo fato de Dubai ter investido fortemente para se tornar um grande centro mundial de negócios e destino turístico badalado, Karla Haimenis, gerente da Plantel Turismo, destaca que há muitas facilidades tanto para quem quer se divertir como para quem quer trabalhar. “Alta tecnologia e a exuberância das grandes construções proporcionam aos visitantes uma grande e deliciosa experiência”, afirma.