Duas ausências e uma presença

Faltam só seis meses para a eleição presidencial, mas, por enquanto, só vi um jogo de marionetes: fulano dizendo que beltrano não vai, mas que sicrano vai, tudo dependendo das circunstâncias, que são do foro íntimo de cada um. Nesse espetáculo circense que há anos temos presenciado, dois fatores refulgem por sua ausência, e um que devia estar em casa, regando seu jardim, ocupa o espaço da campanha com seu incomensurável brilho.

A primeira brilhante ausência é a dos partidos políticos. Não me atrevo a dizer quantos são, porque já perdi a conta.
As siglas, sim, sempre aparecem, mas a função delas é só facilitar a vida dos profissionais de imprensa, facilitando-lhes lembrar a qual delas se associa cada candidato. Perguntar a elas ou a eles o que fariam se chegassem ao Planalto é perda de tempo. Não sabem. Só vão pensar nisso depois, quando tiverem assessores remunerados pelo erário. A verdade é uma só: temos duas ou três dúzias de partidos, mas desse mato não sai um candidato. Todos os alfarrábios de ciência política ou de Direito Constitucional afirmam peremptoriamente que partidos políticos têm entre suas funções básicas a de identificar candidatos viáveis para os diferentes cargos eletivos. O detalhe, infelizmente, é que esse capítulo os nossos dirigentes partidários não leram.

Outra função importante dos partidos é formular e se identificar um possível programa de governo. Mais ou menos como grudar um crachá na lapela, para que os eleitores possam distinguir um do outro. Mas aqui já estamos falando de uma coruscante ausência. Propostas de governo cintilam por toda parte, mas nossos candidatos escondem-se delas, como que temendo que seu brilho os ofusque. Não percebem que nossa outrora altaneira República Federativa do Brasil está prestes a se transformar numa República patrimonialista e corporativista, com os atributos adicionais de ser paupérrima, semianalfabeta e suscetível a variadas endemias.

Propostas de governo cintilam por toda parte, mas nossos candidatos escondem-se delas, como que temendo que seu brilho os ofusque

A presença imprescindível, que sempre marca o ponto sem um minuto de atraso, é a do populismo. Alémde pontual, ele adquiriu agora os dons da multiplicação e da onipresença.

Antes era só Lula, mas a ele veio se juntar Jair Bolsonaro. Em seus momentos de otimismo, meus leitores acreditam mesmo que um deles vai desmantelar o Estado patrimonialista e corporativista? Que vai dar um jeito na obscena diferença de valor entre as previdências pública e privada? Se acreditam, caros leitores, corram enquanto é tempo. Candidatem-se à Presidência da República.

Tópicos

bolsonaro 2022 bolsonaro hoje bolsonaro hoje auxílio emergencial bolsonaro hoje pela manhã youtube bolsonaro twitter campanha eleitoral 2020 campanha eleitoral 2021 campanha eleitoral 2022 campanha eleitoral 2022 datas campanha eleitoral como fazer campanha eleitoral data campanha eleitoral exemplos Carlos Bolsonaro divulgação de candidaturas e contas eleitorais 2020 Eduardo Bolsonaro Em que ano aconteceu a última eleição? entrevista de bolsonaro hoje escolaridade de lula Flávio Bolsonaro fotos de bolsonaro hoje idade da namorada do lula Jair jair bolsonaro cpf jair bolsonaro facebook jair bolsonaro idade jair bolsonaro instagram jair bolsonaro na praia grande jair bolsonaro twitter Laura bolsonaro lula estudou até que série lula hoje lula idade lula namorada lula terminou o ensino médio O que é o período eleitoral? o que faz um ditador O que Lula fez no seu mandato? O que não pode fazer em ano eleitoral? O que o PT fez de bom para o país? passeata bolsonaro hoje Pode fazer obra em ano eleitoral? Pode ter PDV em ano eleitoral? provável vice de bolsonaro Quais os principais problemas que o governo Dilma enfrentou? Quais são os programas sociais do governo PT? Qual a data da próxima eleição? Qual a data das eleições 2022? Qual a idade do Lula atual? Qual a pena para quem comete crime eleitoral? Qual é a altura de Luiz Inácio Lula da Silva? Qual é o Partido do Lula? Qual foi o melhor período econômico do Brasil? Qual foi o presidente mais votado da história do Brasil? Qual foi o presidente que mais fez pelo País? Qual o cargo de Lula no PT? Quando ocorre a eleição? Quando ocorrerá a próxima eleição para prefeito e vereadores? Quando ocorreram as últimas eleições para as prefeituras municipais? Quando será a próxima eleição municipal? Quando termina o mandato do prefeito? quantas vezes lula se candidatou a presidente Quantos títulos de doutor honoris causa tem o Lula? Quem é a atual esposa de Lula? Quem são os netos de Lula? Quem venceu as eleições de 1945? Renan Bolsonaro repercussão discurso bolsonaro hoje revista veja bolsonaro hoje youtube live bolsonaro hoje

Mais posts

Ver mais

Copyright © 2022 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.