Saúde da mulher

‘Dry dating’: manter a sobriedade durante encontros é a nova tendência de relacionamento

Crédito: Pexels

Quando o assunto é um primeiro encontro, sair para tomar alguns drinques geralmente é a sua primeira opção? Se sim, que tal mudar as coisas e se dar a chance de conhecer alguém melhor sem a interferência do álcool?

+ 7 dicas para escapar educadamente de um encontro ruim

+ 7 formas de reduzir seu consumo de álcool com responsabilidade

Seja para fins de saúde mental, física ou simplesmente porque não sentem mais vontade de consumir bebidas alcoólicas e lidar com a ressaca no dia seguinte, mais e mais pessoas estão adotando o dry dating em 2022. Mas o que exatamente é esta nova tendência, e por que ela está cada vez mais popular? Entenda com informações da “Slice”.

O que é ‘dry dating’? 

Os “encontros secos”, em uma tradução livre, tratam da prática de ir a encontros com a mente sóbria e sem beber álcool. Embora isso possa não parecer inovador, tomar um drinque em um encontro tem sido visto, há muito tempo, como uma maneira de muitas pessoas se “soltarem” e relaxarem em meio à ansiedade.

Manter a sobriedade em encontros pode ser assustador, mas também pode levar a conexões mais profundas e reais.

A tendência parece estar aumentando nos últimos anos, à medida que solteiros(as) lidam com o namoro durante uma pandemia. De acordo com uma pesquisa realizada pelo aplicativo de relacionamento Bumble, 34% dos entrevistados dizem que são mais propensos a ir a um encontro sem álcool agora do que antes da pandemia.

Como aproveitar um encontro sem beber álcool?

Um fator que pode estar impulsionando a tendência do dry dating pode ser o aumento de alternativas não-alcoólicas disponíveis. Embora a motivação para beber em um encontro seja muitas vezes a percepção de “coragem líquida” que vem com o álcool, algumas pessoas podem pedir um coquetel apenas para cumprir um ritual — e segurar algo.

Para aqueles que querem ter um copo na mão, mas dispensam o álcool, há uma variedade crescente de bebidas não-alcoólicas disponíveis. Elas oferecem o charme e o ritual de desfrutar de um drinque, mas sem a substância. 

Além disso, nem todos os encontros precisam envolver o consumo de bebidas de qualquer tipo. Os encontros secos também podem levar a um planejamento mais criativo, com novas possibilidades sendo exploradas.