Drones russos atacaram a região de Odessa, no sul da Ucrânia, na noite de terça-feira (13), danificando a infraestrutura portuária no distrito da cidade de Izmail e ferindo sete pessoas, informou o governador local.

A Rússia lançou um total de 44 drones Shahed, de fabricação iraniana, sobre as regiões de Odessa e Sumy (nordeste), acrescentou a Força Aérea Ucraniana no Telegram.

Estes dispositivos tinham “como principal objetivo o sul da região de Odessa e as infraestruturas portuárias”, afirmou a Força Aérea, segundo a qual 32 deles foram derrubados.

O governador regional de Odessa, Oleg Kiper, declarou que o ataque afetou as cidades de Reni e Izmail, fundamentais para as exportações de grãos ucranianos através do Mar Negro.

“Houve danos ao porto e a outras infraestruturas civis (…). As equipes de resgate estão apagando o incêndio”, disse ele mais cedo.

Sete civis ficaram feridos – seis em Reni, e um, em Izmail. Dois deles se encontram em estado grave, disse ele no Telegram.

As infraestruturas civis, especialmente, as “infraestruturas portuárias”, foram danificadas, acrescentou.

“O inimigo atacou a região de Odessa durante quatro horas e meia”, declarou o Comando Sul do Exército ucraniano no Telegram.

Após o colapso do acordo para a exportação de grãos dos portos do Mar Negro, a Rússia intensificou os ataques contra as regiões de Odessa e Mykolaiv, no sul da Ucrânia, que contam com portos e infraestruturas vitais para envios agrícolas.

Anteriormente, Kiper havia solicitado à população de Izmail que permanecesse em locais seguros até a interrupção dos alertas aéreos. Situada na fronteira com a Romênia, Izmail se tornou uma rota de exportação de produtos ucranianos após o fim do acordo de cereais em julho.

bur-rjm/mas/mis/zm/tt/fp