Geral

Drauzio Varella alerta para caos nos hospitais: ‘Em colapso, todos eles, no País inteiro’

Crédito: Reprodução YouTube

Drauzio Varella (Crédito: Reprodução YouTube)


O médico Drauzio Varella demonstrou estar revoltado com a situação da pandemia no Brasil, principalmente no estado caótico em que estão os hospitais.

“Nossos hospitais entraram em colapso, todos eles, no país inteiro. E esse colapso não atinge só as pessoas com covid, mas também as que têm outras doenças”, afirmou em entrevista ao Valor.

Como exemplo, o oncologista utilizou uma das referências na questão de unidades de saúde pública, o Hospital das Clínicas de São Paulo. O médico detalhou que até a última quinta-feira (25), os pedidos de internação no hospital estavam em cerca de 364 por dia.

Outro problema relatado por Varella é a falta de medicação para pacientes intubados, os quais experimentam a sensação de ter um objeto na garganta por falta de anestésicos.

“O controle da pandemia escapou ao alcance dos serviços de saúde. Ninguém tem ideia do caos que são as UTIs hoje. Colegas na linha de frente veem acabar os medicamentos para a intubação. Agora, imagina você acordar com um tubo na garganta, sem entender nada”, criticou.

“As pessoas não têm noção do que seja uma Unidade de Terapia Intensiva lotada, as equipes sem tempo, precisando reanimar um paciente, enquanto outro chora com dor”, completou.

Críticas ao governo federal

Na opinião do especialista, o governo federal perdeu o “bonde da história” e nem mesmo a mudança de posicionamento na direção da importância da vacina mudaria a situação em um curto prazo.

“Negacionismo é uma palavra muito leve para caracterizar essas pessoas, isso é fingir que algo não existe. O que fizeram foi tomar atitudes para disseminar a epidemia. Agiram ativamente, comandados pelo presidente da República, que é o maior responsável por tudo o que estamos vendo”, avaliou.

“(O presidente) ao não usar máscara, ao provocar aglomerações, foi contrário às medidas de proteção. E tem feito isso ininterruptamente durante toda epidemia, desde o primeiro caso no Brasil, até as 300 mil mortes”, disse Drauzio Varella.


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua