Dramaturgo Henrique Sitchin conta a história de seus projetos de teatro e escape room

Em entrevista ao site IstoÉ Gente, dono dos 'Cia. Truck' e 'Escape Júnior' detalha planos para as férias com crianças em julho

Divulgação
"Bruxinha", primeiro espetáculo da Truks Foto: Divulgação

“Em 1985, eu tive uma professora que disse o seguinte: ‘O bom trabalho para crianças é também para crianças'”, explica o dramaturgo, autor e ator Henrique Sitchin em entrevista à IstoÉ gente.

Aos 60 anos, ele é dono de uma extensa carreira dedicada à levar arte, cultura e entretenimento para o publico infantil com a companhia de teatro de bonecos Cia. Truks e ao lado da esposa, Karina Prall, o escape room Escape Júnior.

“A gente guarda uma criança dentro da gente. Se eu conseguir tocar a tua criança que está aí dentro, vai ser muito bom você reviver a sua infância, não é?”, questiona. “Eu gosto muito do meu lado criança, do menino que mora em mim. Mesmo com os cabelos brancos desse jeito, já indo para a parte final da vida, eu continuo gostando de jogos, histórias, animações e de cinema”, explica sobre suas motivações para criar ambos os projetos.

+ Marcelo Rubens Paiva reflete sobre paternidade: ‘Tem que planejar muito’

+ Tiê celebra 15 anos de carreira com reflexão sobre maternidade e novos projetos

Criada em 1990 após se apaixonar pelo teatro de bonecos, a Cia. Truks não fazia parte do seu plano de vida, explica ele. O ator conta que o trabalho com as artes cênicas inicialmente era apenas uma forma de “fazer dinheiro extra”, mas que acabou roubando toda sua atenção, inclusive da faculdade – que não tinha nenhuma relação com a área -. Anos depois, o Escape Júnior surgiu quase da mesma forma.

“Ele [o escape room] entra na minha vida meio por acaso”, revela, divertido. “Isso era 2016, se não me engano. Nessa época, o meu filho [Caíque] estava com nove anos, e o negócio dele era videogame e futebol, ele já estava enjoado do teatro, não aguentava mais assistir a Truks.”

Dramaturgo Henrique Sitchin conta a história de seus projetos de teatro e escape room

Uma das salas da ‘Escape Júnior’

“A minha esposa veio com uma história de que ela tinha descoberto que existia um lugar que você entrava numa sala e você ia ficar trancado lá uma hora. Lá, você tinha que desvendar o mistério de um assassinato e só ia sair caso conseguisse fazer isso. Então nós fomos com o nosso filho e ele ficou fascinado. Aquela uma hora que durou o jogo, ele não piscou, ele ficou absolutamente envolvido.”

Infelizmente, o interesse de Caíque durou pouco. Logo, a atenção começou a diminuir, enquanto a frustração com a dificuldade dos enigmas aumentava. Mas foi assim que nasceu próprio game do ator: “‘A gente precisa fazer um negócio desse pra crianças'”, relembrou o que disse para a esposa na época.

Dramaturgo Henrique Sitchin conta a história de seus projetos de teatro e escape room

Uma das salas da ‘Escape Júnior’

Recepção do público e programação para férias de julho

“A Truks tem uma história super longeva, são 35 anos”, relembra. “E são 15 países também, entre os quais alguns meio inusitados, né? A gente já apresentou na Indonésia, no Egito, na Turquia, lugares de culturas muito diferentes, mas a reação das pessoas e das crianças, principalmente, é a mesma. A infância não tem tempo, não tem local, a infância é a infância”, conta, orgulhoso.

Apesar da sua dedicação no processo criativo – as peças são escritas por Henrique a partir de suas observações cotidianas ou até histórias da família -, e a satisfação do público, ele reflete que atualmente, o teatro de bonecos não é a forma de entretenimento mais procurada pelas pessoas. O escape, por outro lado, tem ganhado muita popularidade, oferecendo uma experiência mais lúdica e desafiadora.

“No início dos anos 90, era mais valorizado enquanto alternativa de passeio. Hoje em dia, são poucas as pessoas que falam ‘vamos ao teatro’. Naquela época, era muito legal, a gente botava o espetáculo em cartaz e enchia, mas atualmente, acho que as crianças querem ir menos ao teatro.” 

Dramaturgo Henrique Sitchin conta a história de seus projetos de teatro e escape room

“Bruxinha”, primeiro espetáculo da Truks

Uma das épocas do ano mais esperadas pelos brasileiros, as férias de julho vão contar com uma programação especial para as duas companhias: “Com o teatro, a gente vai se apresentar em algumas unidades do Sesc, e com o Escape, a gente abre de terça a domingo direto, desde de manhã até de noite. São alternativas muito legais de passeio, a gente recebe gente do Brasil inteiro.”

Agenda da Truks para julho

Espetáculo “Vovô” 

  • Horário: 16h
  • Dia: 05 de julho
  • Unidade do Sesc: Mogi das Cruzes

Espetáculo “O Senhor dos Sonhos”

  • Horário: 16h
  • Dia: 11 de julho
  • Unidade do Sesc: 14 Bis

Espetáculo “Serei Sereia?”

  • Horário: 16h
  • Dia: 26 de julho
  • Unidade do Sesc: Mogi das Cruzes

** Estagiária sob supervisão