Draghi felicita Truss por vitória no Reino Unido

ROMA, 5 SET (ANSA) – O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, parabenizou Liz Truss por sua vitória na disputa pela liderança do Partido Conservador do Reino Unido, resultado que a levará ao cargo de premiê britânica.   

“Parabéns a Truss. A Itália e o Reino Unido são países amigos e aliados e continuarão colaborando na Europa, na Otan e no G7, no interesse de todos os cidadãos”, diz uma mensagem de Draghi publicada no Twitter oficial do governo italiano.   

O premiê deve deixar o cargo nas próximas semanas, já que a Itália terá eleições parlamentares antecipadas em 25 de setembro, mas a favorita à vitória no pleito, a deputada de extrema direita Giorgia Meloni, também felicitou Truss.   

“Os ‘tories’ estão entre os fundadores da família dos conservadores europeus, que tenho a honra de presidir, e estou certa de que, juntas, será possível reforçar nossa já consolidada colaboração política e cultural”, declarou Meloni, presidente dos partidos Irmãos da Itália (FdI), em âmbito nacional, e Conservadores e Reformistas Europeus (ECR), na União Europeia, ambos de extrema direita.   

Truss assumirá o governo formalmente nesta terça-feira (6), sucedendo seu correligionário Boris Johnson, forçado a renunciar devido a uma série de escândalos em seu gabinete.   

Atual secretária britânica de Relações Exteriores, ela foi eleita líder do Partido Conservador em uma disputa contra o ex-secretário do Tesouro Rishi Sunak, com placar de 81.326 votos a 60.399.   

Admiradora de Thatcher, Truss provém de uma família trabalhista de Oxford e já ocupou diversos postos ministeriais nos governos de David Cameron, Theresa May e Boris Johnson. (ANSA).