CARBIS BAY, 11 JUN (ANSA) – Os primeiros-ministros da Itália, Mario Draghi, e do Reino Unido, Boris Johnson, se reuniram nesta sexta-feira (11) no resort em Carbis Bay, na Cornualha, por cerca de 30 minutos e afirmaram que estão em “sintonia” no que se refere à política ligada ao meio ambiente.   

Segundo os dois líderes, que discutiram também “as experiências dos respectivos” países no combate à pandemia de Covid-19, é preciso que a reconstrução pós-crise sanitária seja “fundamentada em uma política mais verde” e na necessidade de respeitar o compromisso global de colocar mais de US$ 100 bilhões por ano nas economias dos países mais pobres para que elas sejam mais verdes.   

Tanto o Reino Unido como a Itália foram dois dos países europeus mais afetados pela pandemia de coronavírus Sars-CoV-2, estando no top 20 mundial dos que mais registram mortes a cada 100 mil pessoas. Enquanto os italianos estão na 14ª posição, com taxa de 210,38 a cada 100 mil, os britânicos estão na 17ª com 191,71, conforme informa a Universidade Johns Hopkins.   

De acordo com a nota oficial, Draghi e Johnson debateram ainda dossiês ligados a algumas crises internacionais, reforçando, em particular, o comum compromisso para sustentar “um cessar-fogo duradouro na Líbia de maneira a assegurar as bases de transição democrática pacífica no longo prazo no país”.   

Como nas últimas conversas, a nota destaca que os dois governos continuam a colaborar tanto pelo G7, que tem presidência britânica, como pelo G20, que tem liderança italiana, além da parceria entre Londres e Roma perante à conferência internacional sobre o clima COP26, que será realizada em Glasgow em novembro deste ano.   

Draghi está no Reino Unido para participar, até o próximo domingo (13), da reunião dos líderes do G7. (ANSA).