O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, fez um apelo por unidade nesta sexta-feira, no momento em que o Reino Unido se prepara para o plebiscito que decidirá se o país continua na União Europeia ou deixa o bloco.

Em Munique, Draghi argumentou que os europeus compartilham necessidades comuns, que podem ser mais bem atendidas de maneira unida. Entre elas estão interesses econômicos, de defesa, desafios ante a imigração global e a proteção da propriedade intelectual e do meio ambiente, afirmou ele. A UE ajuda a lidar com essas necessidades “de formas que os governos individuais não necessariamente seriam capazes de fazer”.

O Reino Unido deve realizar um plebiscito nesta quinta-feira sobre se continua como membro da UE ou não. Pesquisas recentes sugerem que os favoráveis à saída do bloco têm leve vantagem.

Neste mês, Draghi já disse que o BCE quer o Reino Unido na UE, mas está pronto para quaisquer contingências. O presidente da instituição pediu nesta sexta-feira uma nova abordagem para a integração europeia, que “garanta melhor que as necessidades comuns das pessoas sejam atendidas”. “Nós temos visto que o preço da inação é alto”, afirmou Draghi. Fonte: Dow Jones Newswires.